Beirando a falência, Fisker convoca recall para todos Ocean
Além disso, montadora demandou a parada completa das vendas de seus carros e peças de reposição.
É oficial: todos os Fisker Ocean vendidos nos EUA estão sendo alvo de um recall divulgado pela montadora. A marca emitiu a campanha de chamamento e interrompeu a venda de todos os Fisker Oceans 2023 produzidos até maio, quando a Magna interrompeu oficialmente a produção, por causa das maçanetas das portas que "podem grudar" e impedir que os passageiros abram a porta para entrar ou sair do veículo.
Com a Fisker atualmente em processo de falência que provavelmente resultará no fim da marca, o momento não poderia ser pior. A Fisker afirma que o problema é causado por uma "variação dimensional" nas medidas da maçaneta da porta. Uma maçaneta de porta fora da especificação pode sofrer atrito adicional e não exercer força suficiente de retração. A montadora estima que cerca de 3% dos 8.204 Oceans produzidos e vendidos nos EUA foram afetados. Veja o que foi dito:
Fisker Ocean - versão de produção - Salão de Los Angeles
Em determinados veículos, as maçanetas externas das portas podem ficar presas, impedindo que os clientes entrem ou saiam. Após investigações minuciosas, a Fisker Engineering identificou esse problema como uma possível preocupação de segurança. O problema é crítico em cenários em que não é possível sair do veículo, provavelmente devido a um mecanismo de porta com defeito.
Os técnicos de serviço podem usar uma ferramenta especial para testar se o veículo foi afetado e, se for o caso, o boletim de serviço técnico da Fisker solicita a substituição de qualquer maçaneta com defeito.
Essa é a segunda parada de vendas da Fisker em menos de um mês. Recentemente, a Fisker fez um recall de todos os Oceans devido a um módulo do trem de força que poderia entrar erroneamente em um modo de proteção e causar perda de potência. A correção foi simplesmente uma atualização de software, que é muito mais fácil de implementar do que uma correção de hardware, dada a atual situação financeira da Fisker.
Fisker Ocean
A Fisker também está em maus lençóis agora que está presa a alguns milhares de unidades do Ocean que não pode vender até que conserte os carros afetados ou que eles sejam validados como não afetados pelo recall. A montadora já colocou seus carros em liquidação para descarregar o estoque restante nos EUA, mas agora esses carros não podem ser entregues aos clientes até que sejam consertados.
O que não está claro é o que pode acontecer com os proprietários afetados pelo recall se a Fisker fechar suas portas. Durante a crise financeira de 2008, a entidade estadunidense de segurança de tráfego (NHTSA) disse que mesmo um pedido de falência não dispensaria a obrigação de uma montadora de fazer o recall de veículos defeituosos. No entanto, diferentemente da maneira como a GM lidou com os recalls das marcas Pontiac e Saturn, fechadas em 2010, a Fisker não está associada a uma empresa controladora maior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Sem dinheiro em caixa, Fisker pede falência pela segunda vez
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Nissan desiste de tentar resgatar a startup Fisker da falência
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Fisker está se preparando para uma possível falência, revela jornal