A Fisker fez uma grande surpresa hoje durante seu evento Product Vision Day 2023 ao revelar quatro novos veículos elétricos que se juntarão ao SUV Ocean nos próximos dois anos.

No centro do palco durante seu evento ao vivo estava o supercarro elétrico carro-chefe Ronin com 600 milhas (960 km) de autonomia. Seria uma "transportador de tecnologia" para apresentar inovações. Além disso, Fisker também revelou o hatch elétrico compacto Pear para as massas, a picape Alaska e um pacote de aventura para o Oceano chamado Force E.

A marca também revelou seu novo supercomputador que estreará no Pear. As reservas estão abertas para todos os modelos listados abaixo.

Fisker Pear

A revelação mais esperada foi sem dúvida o Pear, que é uma abreviação de "Personal Electric Automotive Revolution". O CEO Henrik Fisker afirmou que o EV compacto começará em US$ 29.000 e será elegível para incentivos federais, o que reduziria o preço para US$ 22.400.

O veículo elétrico produzido nos EUA será montado na plataforma SLV1, uma abreviação para simples, versátil e volume. É uma plataforma "steel plus" e usa 35% menos componentes. O EV de tração integral com motor duplo terá um alcance de cerca de 300 milhas (480 km). Mas não espere que ele apareça nas estradas americanas tão cedo. A Fisker disse que o cronograma de lançamento é meados de 2025.

Podemos ver vários destaques de design do Pear, incluindo faróis ultrafinos, um logotipo Pear iluminado, sensores de radar e uma grade falsa na frente que lembra o Ocean. A versão exibida também tinha câmeras no lugar dos espelhos retrovisores.

Elementos de design legais na traseira incluem uma lanterna de LED envolvente e o que a marca chama de "porta-malas Houdini". Seu mecanismo de abertura é diferente de tudo o que vimos anteriormente - ele rola para baixo e desaparece no para-choque traseiro, o que a Fisker diz que pode ser imensamente útil para fazer com que os itens entrem e saiam facilmente quando os carros estão estacionados em ruas apertadas da cidade.

Dito isso, a Fisker oferecerá o Pear em configurações de cinco e seis lugares, com o último recebendo um banco à frente para sentar três ao lado. A marca planeja vender um milhão de unidades do Pear anualmente, mas não mencionou o cronograma para essa meta.

O CEO disse que o Pear é voltado para "nativos digitais" que estão procurando um utilitário elétrico acessível.

Fisker Ronin

Outra revelação empolgante é o Ronin, que a marca chama de primeiro conversível de quatro portas do mundo. O carro elétrico construído à mão exibirá uma capota rígida de fibra de carbono e a disponibilidade será limitada. Sua silhueta é uma espécie de ode ao Fisker Karma, o primeiro veículo da marca lançado em 2012 e logo descontinuado.

O futuro rival do Tesla Roadster parece impressionante com sua postura baixa, faróis dianteiros de largura total com um logotipo da marca Fisker iluminado embutido, arcos de roda esculpidos e portas tesoura. Para maximizar a eficiência aerodinâmica, ele também terá flaps aerodinâmicos ativos. Além disso, tem quatro portas e é um cinco lugares.

Galeria: Fisker Ronin

O GT elétrico de luxo terá uma bateria célula-chassi, eliminando pacotes e módulos, o que permitiria 600 milhas de autonomia (960 km). O EV de tração integral contará com uma configuração de três motores e entregará uma potência de mais de 1.000 cv, com um tempo de 0 a 96 km/h de apenas 2 segundos. O Ronin deve ser lançado nos EUA até o final de 2025.

Fisker Alasca

A Fisker entrará no espaço de picapes elétricas em rápido crescimento com o Alasca. Atualmente, o mercado de caminhonetes elétricas é ocupado por nomes como Ford F-150 Lightning, Rivian R1T, Hummer EV e Chevrolet Silverado. Fisker afirma que o Alasca será o caminhonete mais sustentável e leve do mundo.

Ela é construída sobre a plataforma FT31, uma plataforma Ocean modificada e esticada, disse o CEO. Ele ficará em algum lugar entre uma picape compacta e uma picape média.

À primeira vista, a picape elétrica parece ter a silhueta de um Hyundai Santa Cruz – sua coluna C inclinada para a caçamba, e o design é uma evolução do SUV Ocean.

Galeria: Fisker Alaska

Os clientes também poderão rebater os bancos traseiros e abrir espaço adicional. O foco de Fisker em extrair o máximo de espaço com truques peculiares como o bagageiro Houdini é bastante notável.

O alcance de condução esperado é entre 230 a 340 milhas, e é provável que use a bateria e as unidades de energia do Ocean. O SUV obtém uma autonomia máxima de 440 milhas (700 km) no ciclo WLTP, graças aos 113 kWh de capacidade da bateria.

O CEO demonstrou como o console central do caminhonete abriga o maior porta-copos do mundo, que parecia abrigar uma garrafa de um galão. Outro recurso peculiar é um "porta-chapéu de cowboy" acima dos bancos traseiros, ao lado do conjunto habitual de recursos como o modo Califórnia que já vimos no Ocean.

O preço do Fisker Alaska será de US$ 45.400 antes dos incentivos e provavelmente se qualificará para o crédito fiscal federal que pode reduzir seu preço inicial para US$ 37.900. A versão de produção deve ser lançada em dezembro de 2024.

Fisker Força E

A marca também revelou um Ocean pronto para aventura chamado Force E. Ele estreou no palco coberto por uma pintura preta fosca, com pneus off-road de 33 polegadas e rodas aerodinâmicas de alumínio de 21 polegadas, para-lamas extra largos e um enorme rack de teto. O Force E é um pacote adicional que até mesmo os clientes Ocean existentes e detentores de reservas podem comprar.

Galeria: Fisker Force E

Além disso, ele traz o conjunto habitual de recursos off-road que os viciados em aventura esperariam, incluindo maior distância ao solo, uma placa protetora sob a carroceria, skid plates estruturais dianteiros e traseiros, juntamente com amortecedores especiais e ângulos de aproximação e saída aprimorados. O pacote estará disponível no 1º trimestre de 2024, e os preços serão revelados mais perto desse prazo.

Supercomputador Blade

Curiosamente, o cérebro do Pear será essencialmente um supercomputador chamado Blade. O supercomputador parece uma caixa minúscula, mas parece embalar muita capacidade. Ele pode entregar uma velocidade de computação insana de 6,2 teraflops. Para referência, um teraflop pode fornecer um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

É atualizável e suporta múltiplas funções como 5G, Wi-Fi e ethernet multi-gigabit – Fisker diz que será um mini data center sobre rodas. A arquitetura do Ocean usa oito controladores de domínio primários, enquanto o Pear usará apenas dois controladores de alto desempenho, disse a marca durante o evento.

Outro aspecto notável é que o supercomputador permitirá renderizações gráficas de alta qualidade e recursos de inteligência artificial que podem "prever falhas antes que elas ocorram".

A Fisker ainda é uma marca nova, e ainda não cumpriu as promessas de produção para o Ocean, seu primeiro BEV. A marca não cumpriu as metas de produção para o 1º e 2º trimestre de 2023, enquanto suas perdas operacionais continuam aumentando. O prejuízo líquido do 1º trimestre de 2023 foi de US$ 120 milhões. Com três novos EVs no horizonte, é provável que seja uma tarefa difícil para a empresa aumentar a produção e tornar os novos produtos uma realidade.