O mercado global de veículos de passeio está passando por uma transformação significativa, marcada pelo forte crescimento dos carros elétricos. Um marco importante será alcançado em 2024, com a venda de 10 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in.
Esse avanço coincide com o declínio de longo prazo dos veículos com motor a combustão interna (ICE). A previsão é que a participação de mercado dos ICEs caia para menos de 50% nos próximos quatro anos.
Apesar de uma desaceleração temporária em 2024, as vendas de BEVs+PHEVs devem continuar crescendo. Fabricantes tradicionais estão investindo em soluções para tornar a produção de BEVs mais rentável. Isso inclui a reformulação de processos de produção e parcerias estratégicas com fabricantes de baterias. O objetivo é reduzir custos, fabricar EVs acessíveis e fortalecer as cadeias de suprimentos.
O analista de pesquisa Abhik Mukherjee comenta sobre a mudança para EVs:
"Ao reestruturar as cadeias de suprimentos e se preparar para produzir EVs acessíveis com preço abaixo de US$ 35.000, montadoras como Ford, GM, Stellantis e Volkswagen estão se posicionando para competir com líderes de mercado. Essa revisão estratégica visa não apenas atender a regulamentações de emissões mais rígidas, mas também capitalizar em subsídios emergentes e na crescente demanda do consumidor, revitalizando o mercado global de BEVs a partir do final de 2025."
A China segue como líder no mercado de eletrificados plug-in, com vendas projetadas para serem quatro vezes maiores que as da América do Norte em 2024. Além disso, o país deve manter mais de 50% de participação nas vendas globais de elétricos e híbridos plug-in até 2027 e registrar vendas maiores do que a soma da América do Norte e da Europa em 2030. No entanto, a partir de 2025, Europa e EUA devem se tornar importantes impulsionadores do crescimento em termos globais
A participação de mercado da BYD em BEVs deve aumentar em 2024, ano em que deverá superar a Tesla em vendas. Essa mudança reforça a natureza dinâmica do mercado global de eletrificados.
Comentando sobre as novas taxas alfandegárias da UE, a diretora associada Liz Lee disse:
"As novas taxas alfandegárias da UE para EVs chineses visam nivelar o campo de atuação para os fabricantes europeus, que lutam para competir com importações chinesas de menor preço. Essas tarifas podem levar as montadoras chinesas a mercados emergentes como Oriente Médio e África, América Latina, Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia. O resultado das conversas entre UE e China, especialmente com a oposição da Alemanha, moldará a dinâmica futura do mercado de EVs, com a Europa e os EUA impulsionando o crescimento a partir de 2025."
Enquanto as montadoras tradicionais se adaptam à mudança para EVs, os veículos híbridos, incluindo híbridos plug-in (PHEVs) e híbridos (HEVs), devem continuar dominando o segmento eletrificado no curto prazo. Para atender aos rigorosos padrões de emissões de frotas, as montadoras estão promovendo PHEVs e HEVs até que alcancem processos de fabricação de BEVs economicamente viáveis e controle robusto sobre a cadeia de suprimentos. Essa estratégia está alinhada com esforços mais amplos da indústria para agilizar a transição para a mobilidade elétrica, o que requer investimentos significativos em infraestrutura de carregamento e reestruturação da rede elétrica.
Fonte: Counterpoint Research
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