Em um momento crucial na luta contra o aquecimento global, pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta semana revela que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância de tomar medidas individuais para proteger o planeta. Entre os resultados mais expressivos, destaca-se a disposição de 63% dos entrevistados em pagar mais caro por um carro elétrico para contribuir na redução das emissões de gases do efeito estufa.
A pesquisa, que ouviu 2.457 pessoas em 130 municípios brasileiros, também aponta um alto índice de aceitação para outras medidas sustentáveis, como:
Os dados do Datafolha demonstram um cenário positivo em relação à percepção da população sobre as mudanças climáticas. 97% dos entrevistados afirmaram notar os efeitos do aquecimento global em seu dia a dia, como calor extremo, chuvas intensas e eventos climáticos severos.
No mundo todo, a queima de combustíveis fósseis - como carvão, petróleo e gás natural - para gerar energia, alimentar meios de transporte e sustentar indústrias é a principal responsável pela emissão de gases do efeito estufa, intensificando o aquecimento global. No Brasil, o cenário é um pouco diferente: aqui, a maior fonte de emissões é o desmatamento, especialmente impulsionado pelo setor agropecuário.
Embora a pesquisa aponte para um forte senso de responsabilidade individual entre os brasileiros, com 83% acreditando que ações individuais podem contribuir para a sustentabilidade, apenas 25% se sentem pessoalmente muito responsáveis pelas mudanças climáticas.
Isso reflete a necessidade de um engajamento amplo e abrangente, que combine ações individuais com políticas públicas e iniciativas do setor privado para combater o aquecimento global de forma eficaz.
Os resultados da pesquisa são um indicativo animador da crescente consciência ambiental da população brasileira e da disposição em adotar medidas sustentáveis no dia a dia. No entanto, para alcançarmos uma mudança significativa no cenário climático, é fundamental que governos, empresas e indivíduos trabalhem em conjunto, promovendo ações transformadoras em todos os setores da sociedade.
O segmento automotivo e os carros elétricos e de emissões mais baixas são uma parte dessa mudança, que na verdade envolve todos os setores da sociedade em suas diversas atividades.
Fonte: Datafolha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo alerta sobre poluição recorde em SP e importância dos carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Carros elétricos vs Etanol: Brasil e Europa discordam sobre futuro no G20
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD King supera Toyota Corolla e faz até 44,2 km/litro segundo o Inmetro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Carro elétrico é mais limpo para o meio ambiente, mesmo com fontes "sujas"