A gigante chinesa BYD investirá US$ 1 bilhão na Turquia para construir uma fábrica de carros elétricos e híbridos plug-in. A unidade terá capacidade para produzir 150.000 veículos por ano, tornando-se o segundo polo europeu de produção e exportação da BYD, somando-se à fábrica em construção na Hungria.
O chairman da BYD, Wang Chuanfu, e o Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih Kacir, assinaram o acordo de investimento nesta segunda-feira. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, marcou presença na cerimônia antes de partir para a cúpula da OTAN em Washington.
O local exato da fábrica ainda não foi divulgado, mas a Bloomberg informou que deverá ficar na província de Manisa, a cerca de 40 quilômetros de Izmir, importante porto no Mar Egeu. A BYD também instalará um centro de pesquisa e desenvolvimento no país.
Este será o primeiro investimento de uma fabricante estrangeira de veículos elétricos na Turquia. A fábrica deverá iniciar a produção até o final de 2026 e tem previsão de gerar 5.000 empregos diretos.
"Graças às vantagens exclusivas da Turquia, como seu ecossistema de tecnologia em desenvolvimento, forte base de fornecedores, localização estratégica e força de trabalho qualificada, o investimento da BYD nesta nova fábrica de produção permitirá o desenvolvimento da capacidade de produção local da marca e aumentará a eficiência logística", afirmou a montadora em nota.
"Pretendemos alcançar os consumidores na Europa atendendo à crescente demanda por veículos de nova energia na região", disse a BYD.
A Turquia é o terceiro maior fabricante de automóveis da Europa e vê a transformação em direção a veículos elétricos de nova geração e ecológicos como uma meta prioritária para o setor automotivo, líder em exportações, com volume anual superior a US$ 35 bilhões.
O país abriga muitas marcas globais, como Toyota, Ford, Renault e Hyundai, como base de produção e exportação. O mercado turco de veículos elétricos vem crescendo, com aproximadamente 65.000 unidades vendidas em 2023, representando cerca de 7% do total de vendas de carros de passeio no país.
A BYD espera se firmar no mercado, dominado atualmente pela marca turca Togg, que detinha quase 30% de participação em 2023. A gigante chinesa pretende usar a Turquia e sua união aduaneira com a UE como um trampolim para a Europa, driblando tarifas impostas pelo bloco europeu e pelos Estados Unidos sobre veículos elétricos fabricados na China.
Fonte: Nikkei
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