page ad skin

BYD estuda construção de 2ª fábrica na América do Sul

Possibilidade da fábrica surgiu após a visita da presidente peruana à Shenzhen, sede da BYD

BYD King PHEV (BR)

A BYD estuda a possibilidade de construir uma fábrica no Peru, segundo relato da agência de notícias Andina citando o Ministro das Relações Exteriores do Peru, Javier González-Olaechea. A iniciativa se beneficiaria da colaboração estratégica entre China e Peru no Porto de Chancay.

A visita da presidente peruana Dina Ercilia Boluarte Zegarra à China em junho reforçou os laços entre os países. Durante a visita, ela se reuniu com representantes da BYD e da Huawei. A cooperação Peru-China se baseia em acordos de livre comércio e no projeto conjunto do Porto de Chancay, cuja participação majoritária pertence à empresa chinesa Cosco Shipping Ports.

BYD fábrica de carros elétricos

A possibilidade da fábrica da BYD no Peru surgiu após a visita da presidente peruana à Shenzhen, sede da BYD e da Huawei, em 26 de junho. O Ministro González-Olaechea destacou a importância de Shenzhen como centro de tecnologia digital e afirmou que a visita às sedes da BYD e da Huawei foi produtiva. O ministro peruano também mencionou o interesse da BYD em abrir fábricas de carros elétricos e híbridos no Peru e em outros dois países latino-americanos.

“Sobre este assunto, só houve boa recepção, declarações muito promissoras, algumas bem específicas sobre os próximos passos a serem dados para aumentar os investimentos já existentes ou de empresas que iniciarão suas atividades de prospecção para avaliar e, certamente, comprometer mais investimentos no Peru”, afirmou o Ministro González-Olaechea.

Expansão da BYD na América Latina

A BYD já está construindo uma fábrica de carros elétricos no Brasil, com previsão de início de operação no começo de 2025 e capacidade de produção de 150.000 carros anuais durante a primeira fase. No México, a empresa também anunciou a construção de uma fábrica, com data de início de operação ainda a ser definida.

A localização do Peru, que faz fronteira com o Brasil, torna o país uma opção interessante para a BYD. No entanto, o ministro peruano não confirmou se a fábrica seria voltada para automóveis de passeio. A BYD fabrica ônibus, baterias, trens e componentes automotivos, além de carros.

Fonte: CarNewsChina