Leapmotor T03: Carro elétrico popular da Stellantis é flagrado no Brasil
Compacto está sendo produzido pela Stellantis na Europa e foi flagrado em Betim (MG)
Logo após ter adquirido 21% da Leapmotor e criado uma joint venture, a Stellantis confirmou que irá vender os carros aqui, iniciando a operação no último trimestre deste ano. E antes da confirmação oficial sobre quais modelos virão, nossos amigos do Mentiras Automotivas publicaram um flagra do Leapmotor T03.
O carro elétrico urbano já está sendo produzido na Europa, na fábrica da Stellantis na Polônia. Já o flagra no Brasil, aconteceu em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica o complexo automotivo da Fiat.
Projetado e nascido na China, o Leapmotor T03 é um hatchback compacto de cinco portas que começa em 49.900 yuans (cerca de R$ 38.000) na China. A versão topo de linha possui autonomia de 403 km no ciclo CLTC, graças à bateria LFP de 41,3 kWh da Hive Energy.
O pequeno elétrico mede 3.620 mm de comprimento, 1.652 mm de altura e 1.592 mm de largura, com um entre-eixos de 2.400 mm. O peso bruto é de 1.490 kg e a capacidade do porta-malas é de 210 litros, ou 508 litros com o banco traseiro rebatido.
O T03 é movido por um único motor elétrico dianteiro com potência de 80 kW (107 cv) e torque máximo de 158 Nm, suficiente para uma aceleração de 0 a 50 km/h é de 4,1 segundos - o 0 a 100 km/h não foi divulgado.
A nova joint venture foi criada de forma que a Stellantis controlará a operação global, cuidando da exportação, venda e fabricação dos modelos da Leapmotor fora da China. Desta forma, a Stellantis tem acesso a uma das grandes startups de veículos elétricos do país asiático e todo o desenvolvimento especializado em tecnologia EV, além da manufatura.
Galeria: Leapmotor T03
Na ocasião, o CEO Carlos Tavares deixou bem claro a estratégia por trás da negociação:
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”.
O início das operações com veículos da Leapmotor na Europa está previsto para setembro. Logo em seguida, serão detalhadas as estratégias para outros mercados, como o Brasil. Até lá, teremos mais detalhes sobre os modelos que serão lançados aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV cupê elétrico da Leapmotor e Stellantis é flagrado pela primeira vez
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030