Leapmotor T03: Carro elétrico popular da Stellantis é flagrado no Brasil
Compacto está sendo produzido pela Stellantis na Europa e foi flagrado em Betim (MG)
Logo após ter adquirido 21% da Leapmotor e criado uma joint venture, a Stellantis confirmou que irá vender os carros aqui, iniciando a operação no último trimestre deste ano. E antes da confirmação oficial sobre quais modelos virão, nossos amigos do Mentiras Automotivas publicaram um flagra do Leapmotor T03.
O carro elétrico urbano já está sendo produzido na Europa, na fábrica da Stellantis na Polônia. Já o flagra no Brasil, aconteceu em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica o complexo automotivo da Fiat.
Projetado e nascido na China, o Leapmotor T03 é um hatchback compacto de cinco portas que começa em 49.900 yuans (cerca de R$ 38.000) na China. A versão topo de linha possui autonomia de 403 km no ciclo CLTC, graças à bateria LFP de 41,3 kWh da Hive Energy.
O pequeno elétrico mede 3.620 mm de comprimento, 1.652 mm de altura e 1.592 mm de largura, com um entre-eixos de 2.400 mm. O peso bruto é de 1.490 kg e a capacidade do porta-malas é de 210 litros, ou 508 litros com o banco traseiro rebatido.
O T03 é movido por um único motor elétrico dianteiro com potência de 80 kW (107 cv) e torque máximo de 158 Nm, suficiente para uma aceleração de 0 a 50 km/h é de 4,1 segundos - o 0 a 100 km/h não foi divulgado.
A nova joint venture foi criada de forma que a Stellantis controlará a operação global, cuidando da exportação, venda e fabricação dos modelos da Leapmotor fora da China. Desta forma, a Stellantis tem acesso a uma das grandes startups de veículos elétricos do país asiático e todo o desenvolvimento especializado em tecnologia EV, além da manufatura.
Galeria: Leapmotor T03
Na ocasião, o CEO Carlos Tavares deixou bem claro a estratégia por trás da negociação:
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”.
O início das operações com veículos da Leapmotor na Europa está previsto para setembro. Logo em seguida, serão detalhadas as estratégias para outros mercados, como o Brasil. Até lá, teremos mais detalhes sobre os modelos que serão lançados aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década