A tendência de células prismáticas alongadas no formato "blade" está ganhando força entre os fabricantes de baterias, com a BYD como pioneira e agora se expandindo para outras empresas. A Svolt, seguindo os passos da Geely, apresentou suas células "short blade" com química de lítio ferro fosfato. Segundo a empresa, essas células podem ser carregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos e possuem uma vida útil de 3.500 ciclos.
Mas as novidades da Svolt não param por aí. Durante um evento para apresentar seus avanços recentes, a empresa de Changzhou também revelou outras duas células com características interessantes.
Voltando à célula prismática mencionada anteriormente, ela possui uma densidade energética de 188 Wh/kg e pode ser recarregada com potências de até 250 kW. A produção está prestes a começar, com os primeiros lotes saindo das linhas em dezembro deste ano.
Vamos mais longe. A outra novidade apresentada pela Svolt diz respeito a uma célula, novamente do tipo "lâmina curta", com química tradicional de níquel-manganês-cobalto com recarga ultrarrápida. Ela será capaz de ir de 10% a 80% em apenas 5 minutos. Isso ocorre porque ele pode suportar potências de carregamento de até 600 kWh.
A densidade de energia de 240 Wh/kg também garantiria a possibilidade de pacotes de baterias com capacidades muito altas, até mesmo de 120 kWh. Montadas em carros modernos e eficientes, elas poderiam proporcionar até 1.000 km de alcance entre as recargas.
A mais recente inovação apresentada pela Svolt é a bateria "800 Volt 4C PHEV Dragon Armor". Como o nome sugere, é uma bateria para veículos híbridos plug-in compatíveis com arquiteturas de 800 volts.
Ela também tem um formato alongado de "lâmina curta", química NMC e uma densidade de 250 Wh/kg. Ela permitirá que um PHEV percorra até 300 km em modo puramente elétrico. Um grande avanço quando se considera que, atualmente, 100 km com zero emissões é uma meta que poucos conseguem alcançar. Ele entrará em produção em meados de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem