O fabricante chinês de baterias SVolt Energy quer expandir-se na Europa. A empresa declarou que quer construir até cinco novas fábricas Gigafactories para abastecer seus clientes de países ocidentais.

A SVolt, uma colaboração entre a BMW e a Great Wall Motor, já tem duas fábricas na Alemanha e começará a fornecer suas baterias à Stellantis a partir de 2025 com uma fábrica alemã. Mas isso não é o bastante. 

SVOLT Energy Technology lithium-ion cell

Baterias para um 1 milhão de carros elétricos

A empresa quer ter uma capacidade de produção na Europa de pelo menos 50 GWh por ano até o final da década. Isto foi declarado por Kai-Uwe Wollenhaupt, chefe da divisão europeia. A ideia é poder fornecer baterias para pelo menos 1 milhão de carros elétricos por ano.

"A indústria de baterias na Europa está realmente decolando", disse Wollenhaupt, "e nós queremos aproveitar o crescimento". Poderíamos construir nossas fábricas de produção ainda mais rápido se houvesse mais espaços e trabalhadores qualificados disponíveis".

Um movimento que quase vai contra a tendência, dada a incrível atratividade da América do Norte após a promulgação da Lei de Redução de Inflação com a qual Joe Biden decidiu apoiar a transição ecológica americana em vários segmentos.

Produção de baterias na fábrica da Svolt

Muitos chineses olham para a Europa

Seja como for, a SVolt está em conversações com vários fabricantes de automóveis europeus, portanto, sua presença ali está se tornando estratégica. Ainda não está claro com quais e quantos fabricantes estão conversando, mas, de acordo com a alta administração da empresa chinesa, três acordos devem ser fechados dentro de um ano.

Além da SVolt, a CATL também está olhando com grande interesse para a Europa. O principal fabricante mundial de baterias, que também é chinês, já começou a trabalhar em sua primeira fábrica no Velho Continente. Ela estará localizada na Alemanha e logo será acompanhada por uma segunda Gigafactory sediada na Hungria. As duas fábricas serão usadas para fornecer baterias a clientes como Mercedes e Volkswagen.

Depois há Envision Aesc, que quer construir fábricas na Espanha e na França, e EVE Energy, ligada à BMW e pronta para construir um centro de produção na Hungria.