Todas as vezes que conversamos com a Zeekr, eles foram relativamente francos sobre como as tensões geopolíticas e uma guerra fria (comercial) afetaram as aspirações da marca de se expandir para fora da China. Acrescente-se a isso uma nova tarifa da União Europeia de 19,9% sobre os carros fabricados pela Geely importados da China, e a subsidiária sino-sueca da Geely teve que voltar à pensar se realmente considerava as vendas na Europa como parte de seu plano de expansão global.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a marca está considerando seriamente uma produção europeia para seus modelos. O CEO da Zeekr, Andy An, disse à agência que "estamos trabalhando ativamente na localização na Europa e faremos um anúncio sobre isso no momento certo", o que pode ser interpretado como se a marca estivesse um pouco mais adiantada do que apenas o estágio de reflexão.

Esse é um resultado direto das novas tarifas da UE sobre os veículos elétricos importados da China. A UE alegou que as marcas chinesas recebem subsídios injustos do governo chinês e cobrou tarifas de dois dígitos sobre esses veículos, independentemente de serem marcas nativas chinesas, como BYD ou Zeekr, ou modelos europeus importados da China, como o novo Mini Cooper Electric ou BMW iX3. Mesmo após as petições da China, as tarifas foram reduzidas a apenas uma ninharia, o que significa que, se as marcas chinesas quisessem contornar as tarifas da União Europeia, teriam que produzir por lá.

Galeria: Zeekr X 2024 - Avaliação

Entretanto, ao contrário de marcas como a BYD, que precisaria de tempo para construir uma fábrica, a Geely e a Zeekr não precisarão fazer isso. De fato, se a Zeekr avançar com seus planos de fabricação e localização na Europa, será com as fábricas existentes de propriedade da Geely (via Volvo). Fábricas na Suécia e Bélgica produzirão em breve o Volvo EX30 relacionado à Geely, que é baseado na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) desenvolvida pela Zeekr. 

A Zeekr leva muito a sério seus planos de expansão internacional. Este mês, a marca fez um facelift em sua van 009 e a introduziu, assim como o SUV compacto Zeekr X (ambos convertidos para o volante à direita), em mercados como Tailândia e Hong Kong. A empresa também apresentou um concorrente do Model Y, o Zeekr 7X, outro carro que parece estar pronto para a batalha nos mercados internacionais.

Isso é mais do que apenas orgulho ou um desejo de ver uma marca chinesa realmente se tornar global. Como outras startups de veículos elétricos, a Zeekr precisa gerar volume para sair do buraco e se tornar lucrativa. A marca está quase lá. Suas perdas no primeiro trimestre caíram 18%, chegando a apenas US$ 278 milhões. Ela planeja obter lucro até o final do ano. 

Enquanto isso, a Zeekr está de olho também no Brasil, prometendo iniciar sua operação ainda em 2024, começando a vender carros em setembro. Os dois primeiros modelos serão o Zeekr X e o 001.