Após exatamente um ano de atuação no Brasil, a chinesa Seres anuncia a implementação de mudanças em sua estrutura operacional. Em comunicado, a empresa explica que toda a estratégia comercial será revisada e que o plano inicial de vendas realizadas principalmente pela internet será deixado de lado. Com isso, o foco comercial mudará do virtual para o modelo tradicional de rede de concessionárias.

Segundo a Seres, já há uma lista com opções para abertura de revendas e, até o momento, cerca de 15 grupos manifestaram interesse pela marca. Por conta da transição do modelo de negócios, a empresa explica que houve atrasos na chegada de novas unidades ao Brasil. Mesmo assim, as operações estão mantidas com a realização de test-drives e pedidos abertos aos clientes. A reestruturação deverá durar aproximadamente 90 dias.

Avaliação - Seres 3 (BR)

Vendas suspensas

José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil, explica ainda que a falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação também acabou atrasando o desembarque de novos modelos por aqui. "Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros", explica Brandimarti.

"Esta movimentação reflete o compromisso em se estabelecer e crescer no Brasil, trazendo novidades e ampliando sua presença por meio da abertura de novas concessionárias e da possível instalação de unidade de produção local", completa a marca em comunicado.

Seres E5 PHEV

Seres E5 PHEV

Atualmente, os principais produtos da Seres no Brasil são os elétricos Seres 3 e Seres 5. Depois da reestruturação, a marca apostará forte no lançamento do E5, que é um híbrido do tipo plug-in de 7 lugares que já roda em testes por aqui. Lote com cerca de 24 unidades está previsto para chegar até agosto. 

Mecanicamente, tem conjunto formado por motor elétrico (alimentado por bateria de 19,27 kW) associado ao propulsor 1.5 convencional. A potência total divulgada é 176 cv, enquanto a autonomia chega a 1.150 km (padrão WLTC). Levando em consideração apenas o modo elétrico do powertrain, o E5 roda 94 km e cumpre os trajetos urbanos diários da maioria dos usuários.