Recentemente, a Stellantis anunciou de forma oficial a chegada da Leapmotor ao Brasil e América do Sul no início de 2025. E enquanto a estreia oficial não acontece, os carros elétricos da marca começam a ser flagrados no país. O último clique foi divulgado pelo perfil Stellantis Clube no Instagram, que mostra imagens da dupla Leapmotor T03 e C10.
Aqui no Brasil, a marca chinesa de veículos elétricos será gerenciada por Fernando Varela, Vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis, que assume cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul através da Leapmotor International.
No entanto, o cronograma exato e os modelos que serão lançados ainda não estão confirmados. Mas, como já dissemos, a grande favorita é a dupla T03 e C10. Há poucos dias recebemos outro flagra, apenas do compacto elétrico na região de Betim (MG), cidade onde fica a fábrica da Fiat.
O Leapmotor T03, um carro elétrico urbano, já está sendo produzido na Europa, na fábrica da Stellantis na Polônia. Projetado e nascido na China, ele um hatchback de cinco portas que mede 3.620 mm de comprimento, 1.652 mm de altura e 1.592 mm de largura, com um entre-eixos de 2.400 mm. O peso bruto é de 1.490 kg e a capacidade do porta-malas é de 210 litros, ou 508 litros com o banco traseiro rebatido.
O T03 é movido por um único motor elétrico dianteiro com potência de 80 kW (107 cv) e torque máximo de 158 Nm, suficiente para uma aceleração de 0 a 50 km/h é de 4,1 segundos - o 0 a 100 km/h não foi divulgado. A versão topo de linha possui autonomia de 403 km no ciclo CLTC, graças à bateria LFP de 41,3 kWh da Hive Energy.
Recentemente, a empresa registrou o SUV C10 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que já indica que o utilitário será um dos carros a serem vendidos aqui.
Trata-se de um veículo de 4,73 metros, porte próximo do Jeep Commander. Na China, é oferecido em duas versões. A primeira é totalmente elétrica, com 231 cv e 32,6 kgfm, usando baterias de 69,9 kWh e com uma autonomia de 420 km pelo ciclo de testes WLTP. A segunda motorização é uma elétrica com extensor de autonomia, usando um motor a combustão somente para recarregar as baterias de 28,4 kWh, algo no estilo do antigo BMW i3. Tem 231 cv e 210 km de autonomia no modo elétrico, chegando a 1.190 km de alcance considerando a recarga feita pelo motor a combustão. Até agora, a Leapmotor indica que lançará somente a versão 100% elétrica.
A nova joint venture foi criada de forma que a Stellantis controlará a operação global, cuidando da exportação, venda e fabricação dos modelos da Leapmotor fora da China. Desta forma, a Stellantis tem acesso a uma das grandes startups de veículos elétricos do país asiático e todo o desenvolvimento especializado em tecnologia EV, além da manufatura.
Resta saber o quão agressiva será a estratégia de mercado e preços da Leapmotor para enfrentar os gigantes chineses como BYD e GWM, além dos novos player que chegarão ao nosso mercado com o avanço da eletrificação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado na Europa até 2025