Leapmotor: SUV médio e carro elétrico urbano são flagrados no Brasil
Dupla C10 e T03 foi flagrada com camuflagem nas ruas de Minas Gerais
Recentemente, a Stellantis anunciou de forma oficial a chegada da Leapmotor ao Brasil e América do Sul no início de 2025. E enquanto a estreia oficial não acontece, os carros elétricos da marca começam a ser flagrados no país. O último clique foi divulgado pelo perfil Stellantis Clube no Instagram, que mostra imagens da dupla Leapmotor T03 e C10.
Aqui no Brasil, a marca chinesa de veículos elétricos será gerenciada por Fernando Varela, Vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis, que assume cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul através da Leapmotor International.
No entanto, o cronograma exato e os modelos que serão lançados ainda não estão confirmados. Mas, como já dissemos, a grande favorita é a dupla T03 e C10. Há poucos dias recebemos outro flagra, apenas do compacto elétrico na região de Betim (MG), cidade onde fica a fábrica da Fiat.
Galeria: Leapmotor T03
Leapmotor T03
O Leapmotor T03, um carro elétrico urbano, já está sendo produzido na Europa, na fábrica da Stellantis na Polônia. Projetado e nascido na China, ele um hatchback de cinco portas que mede 3.620 mm de comprimento, 1.652 mm de altura e 1.592 mm de largura, com um entre-eixos de 2.400 mm. O peso bruto é de 1.490 kg e a capacidade do porta-malas é de 210 litros, ou 508 litros com o banco traseiro rebatido.
O T03 é movido por um único motor elétrico dianteiro com potência de 80 kW (107 cv) e torque máximo de 158 Nm, suficiente para uma aceleração de 0 a 50 km/h é de 4,1 segundos - o 0 a 100 km/h não foi divulgado. A versão topo de linha possui autonomia de 403 km no ciclo CLTC, graças à bateria LFP de 41,3 kWh da Hive Energy.
Galeria: Leapmotor C10
Leapmotor C10
Recentemente, a empresa registrou o SUV C10 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que já indica que o utilitário será um dos carros a serem vendidos aqui.
Trata-se de um veículo de 4,73 metros, porte próximo do Jeep Commander. Na China, é oferecido em duas versões. A primeira é totalmente elétrica, com 231 cv e 32,6 kgfm, usando baterias de 69,9 kWh e com uma autonomia de 420 km pelo ciclo de testes WLTP. A segunda motorização é uma elétrica com extensor de autonomia, usando um motor a combustão somente para recarregar as baterias de 28,4 kWh, algo no estilo do antigo BMW i3. Tem 231 cv e 210 km de autonomia no modo elétrico, chegando a 1.190 km de alcance considerando a recarga feita pelo motor a combustão. Até agora, a Leapmotor indica que lançará somente a versão 100% elétrica.
A nova joint venture foi criada de forma que a Stellantis controlará a operação global, cuidando da exportação, venda e fabricação dos modelos da Leapmotor fora da China. Desta forma, a Stellantis tem acesso a uma das grandes startups de veículos elétricos do país asiático e todo o desenvolvimento especializado em tecnologia EV, além da manufatura.
Resta saber o quão agressiva será a estratégia de mercado e preços da Leapmotor para enfrentar os gigantes chineses como BYD e GWM, além dos novos player que chegarão ao nosso mercado com o avanço da eletrificação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década