BYD e Uber fazem parceria para adicionar 100 mil carros elétricos na frota
Modelos serão oferecidos para os motoristas com financiamento e condições especiais, inclusive na América Latina
A Uber quer acelerar a adoção de carros elétricos em sua frota e, para isso, criou uma parceria global com a BYD, com a meta de adicionar 100 mil veículos elétricos usados por seus motoristas. Isto será feito através de condições especiais e financiamento diefrenciado para os condutores que forem adquirir um modelo da fabricante chinesa e esta estratégia começará pela América Latina e Europa, para depois chegar ao Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
No comunicado, as duas empresas explicam que o plano é reduzir o custo total de aquisição de um carro elétrico para os parceiros do Uber (como a empresa chama os motoristas que trabalham na plataforma). Ainda não há detalhes sobre quais países da América Latina farão parte deste plano ou como funcionará caso seja adotado no Brasil.
A Uber afirma que seus motorists estão fazendo a transição para carros elétricos cinco vezes mais rápido do que um proprietário normal, mas o preço e disponibilidade de financiamento ainda atrapalham. A escolha da BYD foi feita por ter modelos mais acessíveis, com uma variedade maior – existem até veículos feitos especialmente para isso, como a minivan D1.
Além do financiamento, haverá um plano de descontos para carregamento, manutenção e seguro. A BYD recentemente anunciou a criação de um aplicativo próprio para gerenciar o carregamento e que irá instalar 600 pontos de recarga no Brasil em parceria com a Raízen. A parceria ainda dará origem a um trabalho conjunto no desenvolvimento de carros autônomos.
“Este é o maior acordo global deste tipo até hoje, e estamos entusiasmados com os benefícios que a parceria proporcionará aos motoristas parceiros, aos usuários e às cidades”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Quando um parceiro da Uber muda de carro e adquire um elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um condutor normal, simplesmente porque ele passa mais tempo na rua. Muitos usuários também nos contam que a sua primeira experiência dentro de um elétrico foi numa viagem com a Uber, e ficamos animados por ajudar a demonstrar os benefícios dos EVs para mais pessoas em todo o mundo”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025