Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias
As gigantes japonesas estudarão em conjunto uma nova arquitetura e os trens de força para futuros carros elétricos
A Nissan e a Honda estão se unindo para desenvolver novos carros elétricos. Os dois gigantes japoneses estão, portanto, unindo forças, dando continuidade ao memorando de entendimento assinado em 15 de março.
Uma "parceria estratégica", como define o comunicado oficial conjunto, que se concentrará no desenvolvimento de uma plataforma, bateria e motores elétricos compartilhados.
Plataforma e baterias
Antes de tudo, a arquitetura. Um dos pilares da aliança é a criação da chamada plataforma SDV, na qual as duas marcas realizarão pesquisas compartilhadas durante um ano. As marcas não falam sobre o tipo de modelos que serão baseados nela, mas os estudos terão como objetivo avaliar a produção em massa.
A partir disso, podemos deduzir que a plataforma será dedicada a modelos que se concentrarão principalmente em volumes de vendas, como crossovers e SUVs nos segmentos B e C, mas teremos que esperar os próximos meses para ter certeza.
Conceito Nissan Hyper Force
Conceito Honda Saloon
Outro ponto importante de cooperação diz respeito às baterias, com a Nissan e a Honda compartilhando fornecedores e know-how sobre acumuladores. A ideia é fabricar diferentes tipos de baterias, desde as de alto desempenho até as de modelos mais econômicos.
Além disso, a Nissan poderia se beneficiar da joint venture já iniciada entre a Honda e a LG, embora as duas empresas falem sobre isso mais tarde (a partir de 2028) e exclusivamente para o mercado norte-americano.
De motores a serviços de recarga (no Japão)
O acordo entre as partes menciona ainda a produção de unidades elétricas de última geração. Em particular, a Nissan e a Honda compartilharão seus conhecimentos sobre inversores e motores elétricos reais.
Por fim, as duas marcas estão considerando a possibilidade de colaborar em uma série de atividades relacionadas a serviços de fornecimento de energia, estações de recarga e acessórios relacionados que poderiam ser instalados no Japão. Ao mesmo tempo, as duas empresas também estão assinando um acordo com a Mitsubishi.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos