A Stellantis, gigante automotiva global, está passando por momentos turbulentos. A empresa enfrenta dificuldades para lançar seu modelo carro elétrico mais esperado, o Citroën e-C3, um veículo posicionado como opção acessível para competir diretamente com os fabricantes chineses de carros elétricos. Problemas de software imprevistos atrasaram o lançamento em vários meses.
O e-C3 é crucial para a Stellantis recuperar terreno no mercado e reverter a queda nos lucros. O modelo, com preço inicial de € 23.300 (R$ 143.000), deveria ter iniciado as entregas ainda no segundo trimestre, mas agora só chegará às mãos dos consumidores após o "verão europeu". Apesar disso, o veículo já acumula 30 mil pedidos.
A situação se complica ainda mais com atrasos na produção do Peugeot e-3008, outro SUV elétrico da marca, devido a problemas no trem de força. A pressão sobre o CEO Carlos Tavares cresce a cada dia, já que modelos antigos e preços elevados têm afastado os consumidores. Os resultados financeiros da empresa também não são animadores, com uma queda de quase 50% no lucro líquido no primeiro semestre.
Para piorar, a Stellantis não está sozinha nos desafios com software. Marcas como Volkswagen, Volvo e General Motors também enfrentaram problemas semelhantes em seus modelos elétricos. Além disso, a empresa acumula uma série de recalls e investigações sobre segurança e qualidade de seus veículos.
Em meio a essa crise, a Stellantis planeja cortes de empregos, especialmente na área de engenharia, em busca de redução de custos. A empresa também busca reativar modelos clássicos como Charger e Challenger para tentar recuperar participação de mercado nos Estados Unidos.
O futuro da Stellantis é incerto. Apesar da enorme capacidade industrial e de mercado, a companhia precisa encontrar soluções rápidas para superar os desafios e garantir sua competitividade no mercado de carros elétricos, cada vez mais acirrado, principalmente em mercados como a Europa.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado na Europa até 2025