A GAC, uma das gigantes automotivas da China, dá um passo ousado ao iniciar as exportações de seu hipercarro elétrico, agora rebatizado de Hyptec SSR. O modelo, que já faz sucesso no mercado doméstico, promete sacudir o segmento de veículos de alto desempenho. Com design imponente e tecnologia de ponta, o Hyptec SSR é fruto da parceria entre os centros de design da GAC em Guangzhou e Los Angeles.
Na China, o Hyptec SSR é posicionado como um veículo de topo, na verdade é um dos modelos mais caros já produzidos naquele mercado, com preços que começam em 1.286.000 yuans (aproximadamente R$ 1.030.000), podendo chegar a 1.686.000 yuans (cerca de R$ 1.350.000) para as versões mais equipadas.
O Hyptec SSR é impulsionado por três motores elétricos que geram uma potência combinada de 900 kW (1.223 cv) e um torque impressionante de 1230 Nm. Um motor de 320 kW fica posicionado no eixo dianteiro, enquanto outros dois, com potência conjunta de 580 kW, ficam no eixo traseiro.
Trata-se de um motor de alto desempenho 4 em 1 de duas velocidades. Este é equipado com um chip de carboneto de silício de alta tensão de 900V e utiliza um sistema de controle inteligente e-drive 3.0 totalmente desenvolvido pela GAC. A eficiência do conjunto de propulsão elétrica é reivindicada em 94,5%, o que é impressionante.
A energia é armazenada em uma bateria NMC de 74,69 kWh, que proporciona uma autonomia de até 506 km segundo o ciclo CLTC. Assim como muitos outros elétricos de alto desempenho, o SSR possui uma transmissão de duas velocidades. Com isso, o supercarro acelera de 0 a 100 km/h em até 1,9 segundo e alcança uma velocidade máxima de 251 km/h, tudo isso com um peso de 1990 kg.
O lançamento do Hyptec SSR marca um novo capítulo na história da GAC, que tem investido fortemente em eletrificação e inovação. A empresa chinesa, inclusive, anunciou recentemente um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) no mercado brasileiro para a instalação de fábrica e centro de pesquisa e desenvolvimento.
Ainda não há informações oficiais sobre a chegada do Hyptec SSR ao Brasil, mas a marca GAC como um todo promete trazer muitas opções disponíveis em seu portfólio. No entanto, teremos que aguardar por mais detalhes e o cronograma de lançamentos por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
GAC Motor: gigante chinesa anuncia oficialmente sua chegada ao Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo motor elétrico com eficiência recorde de 98,5% tem início de produção