Não há um dia sequer em que não apareça uma novidade em termos de carros elétricos na China. A última palavra é um carro que não é muito "chinês", pelo menos como entendemos a produção no gigante asiático.

A GAC, o fabricante histórico fundado em 1955, anunciou de fato com a sua divisão elétrica GAC Aion um carro esportivo (o segundo da marca) chamado Hyper GT. O carro só será mostrado ao público na sua forma definitiva em 30 de Dezembro, durante o Salão Automóvel de Guangzhou, mas alguns esboços antecipam a sua forma e aparência.

O GAC Aion Hyper GT baseia-se na plataforma de nova geração da empresa, a arquitetura AEP 3.0 que a GAC utilizará para muitos dos seus próximos veículos elétricos. Em comparação com o outro modelo da marca GAC Aion, o Hyper SSR, este 'GT' está posicionado bem abaixo e pretende ser um carro elétrico esportivo acessível.

La GAC Aion Hyper GT

O GAC Aion Hyper GT

Enquanto o primeiro, apresentado apenas em setembro, custará bem mais de um milhão de yuan (estamos falando de um preço inicial de mais de R$ 758.000 em um conversão direta), este 'elétrico acessível' deverá custar pouco mais de 40.000 euros (cerca de R$ 225.000): uma baita diferença.

Marca em crescimento

O GAC Aion Hyper SSR, contudo, na sua versão Ultimate, promete ser o carro elétrico mais rápido do mundo, com um 0-100 km/h de 1,9 segundo (o que dará ao Rimac Nevera, ou Pininfarina Battista, uma disputa pelo seu dinheiro).

O Hyper GT não chegará a esse patamar, mas será um carro de desempenho interessante. Enquanto esperamos que os dados técnicos sejam divulgados, por enquanto, olhando para os esboços, já podemos ver uma carroceria de 4 portas com portas dianteiras de borboleta.

Com a chegada do Hyper GT, que poderá mesmo antecipar o SSR (previsto para outubro próximo) ao mercado, a GAC irá também inaugurar uma rede de revendas dedicada à marca Aion, à qual a empresa quer dar uma importância crescente.

Galeria: GAC Aion Hyper GT - teaser