A Xpeng acaba de revelar a mais recente evolução do seu sistema de carregamento rápido: os carregadores de quinta geração, com potência máxima superior a 800 kW, que serão instalados na China ainda neste trimestre.
Os carregadores S5, assim como os S4, contam com sistema de resfriamento líquido. Entre as especificações técnicas anunciadas estão uma tensão de saída de 1.000 volts e uma corrente de 800 amperes.
Essa nova tecnologia complementará a rede S4, introduzida em 2022 na China com potência máxima de 480 kW e capacidade de fornecer energia para mais de 200 km em apenas 5 minutos. A geração S5 oferece desempenho ainda maior, como demonstrado em um vídeo oficial da Xpeng: em apenas 1 segundo, é possível carregar energia suficiente para rodar mais de 1 km. Isso significa que seria possível recuperar 200 km de autonomia em menos de 3 minutos.
A Xpeng havia anunciado, em 2022, a intenção de instalar 2.000 carregadores S4 no território chinês até o final de 2025. Atualmente, a empresa declara ter uma rede de mais de 1.300 pontos de carregamento, sendo 1.000 deles de alta potência. Com a chegada dos S5, a meta foi ampliada: o novo objetivo é de cerca de 3.000 carregadores até o final do ano e 10.000 carregadores ativos até 2026, sendo 4.500 deles de alta potência com resfriamento líquido.
Xpeng G6
A disputa pela infraestrutura de carregamento se tornou uma batalha paralela à crescente competitividade entre os fabricantes de veículos elétricos. A corrida por novas plataformas, muitas vezes em parceria com outros fabricantes, visa reduzir custos e oferecer preços mais competitivos.
Além da Xpeng e da Nio (que adotou a solução de troca rápida de baterias), pioneiras em seguir o exemplo da Tesla, outros fabricantes também estão investindo no desenvolvimento de suas próprias redes de carregamento, para oferecer um serviço personalizado e de alta qualidade aos seus clientes. Mercedes e Hyundai estão entre os primeiros a iniciarem projetos nessa direção.
Nos Estados Unidos, o consórcio Ionity foi criado no ano passado, reunindo fabricantes como GM, Stellantis, Mercedes-Benz e Hyundai, com o objetivo de construir uma rede alternativa aos Superchargers da Tesla.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xpeng apresenta Mona M03 como o sedã elétrico mais aerodinâmico do mundo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Mona: nova submarca da Xpeng é baseada em inteligência artificial
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA