O novo SUV híbrido plug-in (PHEV) da Fang Cheng Bao (FCB), marca off-road da BYD, teve as primeiras imagens e especificações de bateria reveladas pelo órgão regulador chinês. O Bao 8 terá até 100 km de alcance elétrico e será lançado na China ainda este ano, podendo chegar aos mercados internacionais posteriormente sob a marca Denza.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) divulgou as especificações da bateria do Fang Cheng Bao Bao 8. O modelo contará com uma bateria LFP Blade de 36,864 kWh. Com peso de 300 kg, a bateria contribui para o elevado peso total do veículo, que chega a 3.305 kg. Como resultado, a autonomia elétrica do Bao 8 é de 100 km (ciclo não especificado).
A Fang Cheng Bao foi lançada pela BYD em 2023 como uma marca focada em veículos off-road de alto desempenho. Atualmente, sua linha de modelos é composta apenas pelo SUV Bao 5 (Leopard 5), que será lançado no Brasil mais adiante. Além do Bao 8, a marca também lançará o SUV elétrico Bao 3 ainda este ano.
O Bao 8 é equipado com o sistema de propulsão plug-in híbrido DMO e possui dimensões de 5.195 mm de comprimento, 1.994 mm de largura e 1.875 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.920 mm. Os ângulos de ataque e saída são de até 30 e 29 graus, respectivamente. O interior oferece duas configurações de layout: com seis ou sete lugares. O Bao 8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e possui velocidade máxima de 180 km/h.
O regulador também revelou o consumo de combustível desse SUV grande, que é de 8,87 L/100 km, ou 11,2 km/l. Sob o capô, o Bao 8 possui um motor a gasolina 2.0 turbo, capaz de gerar 200 kW (268 cv) de potência. Esse motor térmico é combinado com dois motores elétricos, um com 200 kW (268 cv) e outro com 300 kW (402 cv). Não foram divulgadas informações sobre a autonomia total do veículo em modo híbrido.
O Bao 8 é um SUV full-size da BYD com carroceria sobre chassi. Seu design segue a mesma linha do Bao 5, com destaque para o grande para-choque dianteiro, faróis quadrados e grade trapezoidal. O modelo conta ainda com sensor LiDAR no teto, maçanetas embutidas e grandes arcos de roda. Na traseira, apresenta lanternas verticais e porta-malas com abertura lateral e estepe full-size.
A divulgação de todas as informações, fotos, versões e preços deve ocorrer nas próximas semanas, com a proximidade do lançamento na China. Aliás, a estreia do modelo está prevista para este ano, com preço sugerido na casa dos 500.000 yuans (cerca de R$ 320.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia