Em um mundo cada vez mais globalizado, e em um momento em que os fabricantes chineses estão entrando nos mercados europeus pela primeira vez com determinação e seriedade, as colaborações entre grupos europeus e americanos e fabricantes da potência asiática são agora um fato normal.

A mais recente é aquela entre a Xpeng e a Volkswagen, que começaram a trabalhar juntas em 2023 e agora assinaram um acordo para desenvolver em conjunto uma arquitetura elétrica para uma série de carros de emissão zero que serão construídos na China em uma plataforma chamada China Main Platform, que deriva da famosa MEB que os europeus conhecem muito bem. 

Uma nova sede em Guangzhou e Hefei

Para dar continuidade ao acordo, os dois fabricantes disseram que montarão duas equipes de engenheiros trabalhando lado a lado em dois novos centros de pesquisa localizados em duas cidades da China: Guangzhou e Hefei.

ID.4 CROZZ da FAW-Volkswagen (esquerda) e ID.4 X da SAIC Volkswagen (direita)

ID.4 CROZZ da FAW-Volkswagen (esquerda) e ID.4 X da SAIC Volkswagen (direita)

Os frutos dessa colaboração devem ser vistos dentro de dois anos, quando os primeiros carros baseados na nova plataforma serão colocados no mercado na China. A iniciativa faz parte da estratégia "In China for China" da Volkswagen, com a qual o grupo alemão quer se apresentar no mercado do Dragão, de longe o maior mercado do mundo para carros elétricos, com uma série de modelos projetados e produzidos localmente.

Outras colaborações com a China

Como mencionado acima, a colaboração entre o Ocidente e a China é uma ocorrência comum. Continuando com o tema da Volkswagen, foi anunciado em maio de 2024 que a Audi trabalhará com a SAIC para desenvolver em conjunto uma plataforma para veículos elétricos que serão vendidos inicialmente na China, mas provavelmente em outros lugares.

A Stellantis, por sua vez, formou uma aliança muito forte com a Leapmotor. Os dois fabricantes reunirão suas respectivas tecnologias para uma nova família de carros elétricos. E não é só isso: graças a essa parceria, a Leapmotor começará a vender carros movidos a bateria a preços acessíveis na Europa (e também aqui no Brasil). 

leapmotor t03

O Leapmotor T03, um carro urbano que a Stellantis levará para a Europa

As colaborações assumem diferentes formas e formatos. A Renault, por exemplo, usou sua parceria com a Dongfeng para fabricar o Dacia Spring, derivado do Renault City K-ZE, que ainda é o carro elétrico mais barato atualmente à venda na Itália e também o nosso Renault Kwid E-Tech, também o elétrico mais acessível por aqui. 

Isso sem falar em todos os acordos relacionados ao fornecimento de baterias, das quais a China é o maior produtor mundial, e aos acordos na área de software, que veem cada vez mais fabricantes europeus atraídos por gigantes da eletrônica que, à sombra da Grande Muralha, criaram divisões automotivas capazes de fornecer plataformas digitais de ponta com padrões extremamente altos no campo da conectividade e da direção autônoma.

Galeria: Volkswagen MEB