Bateria com recarga em 10 minutos é anunciada pela Zeekr para 2025
Bateria LFP com a recarga mais rápida do mundo pode passar de 10 a 80% em apenas dez minutos e meio
- A Zeekr afirma ter a bateria de carregamento mais rápido do mundo, com uma carga de 10 a 80% em 10,5 minutos
- Essas velocidades foram alcançadas nos novos carregadores rápidos V3 da Zeekr, que têm capacidade para até 800 kW
- A bateria atualizada estará disponível no sedã Zeekr 007 2025 na China nas próximas semanas
A corrida armamentista pelo carregamento de baterias continua. A Zeekr fez uma extensa série de anúncios durante o Tech Day sobre sua linha de produtos para 2025. Parte dessa linha de produtos é uma nova versão de sua tecnologia de bateria LFP de carregamento super rápido. Para o próximo ano modelo, a Zeekr afirma ter novamente o EV de carregamento mais rápido. Ele terá uma velocidade de 10 a 80% em dez minutos e meio. A Zeekr afirma que, com essas velocidades, a ansiedade do cliente em relação à autonomia é coisa do passado.
Essa é uma melhoria em relação à sua bateria dourada de primeira geração, que era capaz de acelerar de 10% a 80% em impressionantes 13,5 minutos. Para atingir essas velocidades ainda mais rápidas, a Zeekr revisou o BMS (sistema de gerenciamento de bateria). A marca também incluiu um vídeo de demonstração cronometrado da bateria no sedã Zeekr 007 2025.
A Zeekr não divulgou os detalhes da velocidade máxima real da nova bateria. No entanto, já temos um ponto de comparação se assistirmos ao vídeo da Zeekr com atenção. YouTubers e proprietários de Zeekr verificaram que o antigo sistema Golden Battery carregava em cerca de 14 minutos. O novo sistema não parece ter um pico mais alto do que seu antecessor, mas ainda mantém velocidades mais altas por mais tempo. Isso provavelmente se deve ao novo BMS da bateria. Observe que isso foi obtido com o novo equipamento de carregamento rápido V3 da Zeekr, que pode atingir uma velocidade máxima de 800 kW.
Além da velocidade, a Zeekr destaca que o novo BMS garante carregamentos rápidos em corrente contínua (DC) de forma mais consistente, mesmo em condições climáticas extremas. A empresa afirma que, mesmo a temperaturas de -10°C, a bateria ainda consegue carregar de 10% a 80% em aproximadamente 30 minutos.
É claro que essa é uma ótima notícia para a Zeekr. Essa marca é a prima mais bem-sucedida da Polestar, superando a marca sino-sueca tanto em números de vendas quanto em potencial de lucratividade. A China é um mercado competitivo, e essas atualizações de carregamento podem ajudar os modelos da Zeekr a se destacarem no amplo mercado. Oficialmente, parece que o 007 equipado com baterias LFP da Zeekr recuperou o título de "EV de carregamento mais rápido" do Li Auto Mega.
Galeria: Zeekr 007 (2025)
Esperamos que essa tecnologia seja aplicada em outros modelos da Zeekr ou da Geely e saia da China e, inclusive, chegue ao Brasil, onde a montadora está iniciando suas operações.
O Zeekr 001, por exemplo, é a variante mais antiga, pré-facelift, que nem sequer tinha a primeira geração da tecnologia Golden Battery da Zeekr. Se a Zeekr optar por integrar sua mais recente tecnologia de bateria em seus modelos destinados à exportação, o Zeekr 001 poderá ser o veículo elétrico de carregamento mais rápido em qualquer mercado em que for vendido, inclusive aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes