page ad skin

Zeekr 007: O carro elétrico com a recarga mais rápida do mundo

Nova bateria de 75 kWh pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 10,5 minutos

Zeekr 007
Foto de: Zeekr

A nova versão do Zeekr 007, segundo relatado, é o carro elétrico mais rápido do mundo para carregar. O rival do Model 3, com 4,87 metros de comprimento, recebe uma bateria de fosfato de ferro e lítio que pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 10,5 minutos, segundo a marca premium pertencente à Geely. As entregas na China devem começar na próxima semana.

O Zeekr 007 do modelo 2025 é o primeiro modelo a receber a nova bateria. Ela permite um carregamento ultrarrápido de 5,5C. Uma taxa de carga de 1C significa que toda a bateria pode ser carregada em uma hora; 5,5C corresponde a um tempo de carregamento de 60 min/5,5 = 10,9 minutos. No entanto, geralmente se refere à velocidade de carregamento máxima.

O tempo de carregamento de 10,5 minutos é alcançado com os carregadores de 800 volts do tipo Zeekr V3, desenvolvidos pela própria empresa. Na China, já existem 500 locais com um total de 2.700 carregadores desse tipo. Graças a um bom gerenciamento da bateria, a velocidade de carregamento deve permanecer aceitável mesmo em baixas temperaturas. Mesmo a -10 graus Celsius, o tempo de carregamento padrão deve ser de apenas 30 minutos - aproximadamente o mesmo tempo de muitos modelos de 400 volts.

A Zeekr deu poucas declarações sobre a capacidade de armazenamento da bateria ou sobre o fabricante das células em seu comunicado de imprensa. A marca menciona apenas que as células são prismáticas. O gráfico fornecido mostra, de fato, células prismáticas e bastante longas, mas elas não se estendem por toda a largura do veículo, como a famosa bateria Blade da BYD.

De acordo com a CarNewsChina, trata-se da segunda geração da chamada Golden Battery. A primeira versão do Zeekr 007, lançada no final de 2023, estava disponível com uma Golden Battery de 75 kWh ou uma bateria CATL Qilin de 100 kWh, com química NMC e carregamento rápido de 5C.

O novo modelo mantém a bateria de 100 kWh, mas a versão de 75 kWh recebe uma Golden Battery aprimorada. Essa bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), desenvolvida pela própria Zeekr, agora pode ser carregada a 5,5C em vez de 4,5C. Isso reduz o tempo de carregamento em 4,5 minutos. A CarNewsChina, em seus dados técnicos da versão 2025, cita a pouco conhecida empresa chinesa Quzhou Jidian como fabricante das células da nova bateria.

Se, como a Zeekr afirma, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em 10,5 minutos e a capacidade líquida é de 75 kWh, isso resulta em uma velocidade de carregamento de impressionantes 5 kWh/min. Em comparação: o Hyundai Ioniq 5 modificado atinge apenas 3,2 kWh/min, e o novo Porsche Taycan, no máximo, 3,8 kWh/min.

Galeria: Zeekr 007 (2025)

As mudanças visuais incluem novas rodas e cores externas. Além disso, a Zeekr fez diversas alterações no 007. As acelerações foram aprimoradas graças a um "algoritmo otimizado" (provavelmente uma nova configuração de tração). Nos modelos de tração traseira, a aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzida de 5,4 para 5,0 segundos no melhor cenário. Nos modelos de tração integral padrão, a redução foi de 3,5 para 3,4 segundos. A versão de performance com tração integral manteve os 2,84 segundos. De acordo com dados da CarNewsChina, todas as variantes com tração integral possuem 475 kW, enquanto a versão de tração traseira oferece 310 kW.

Em resumo, a Zeekr é uma das novas marcas chinesas que mais têm se destacado. Com início de vendas no Brasil programado para o outubro de 2024, a marca tem impressionado com seus carros elétricos de carregamento super rápido.

Um Zeekr 001 já havia mostrado uma capacidade de recarga incrível, e agora o Zeekr 007 vai ainda mais longe: ele carrega sua bateria em apenas 10,5 minutos, um tempo quase igual ao que se leva para abastecer um carro a gasolina. Com uma bateria de 75 kWh, isso significa uma velocidade de carregamento de 5 kWh por minuto, um número bem superior ao que carros elétricos de luxo como o Porsche Taycan conseguem.