O mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil apresentou um desempenho estável na primeira quinzena de agosto, segundo os dados apurados pelo consultor Marcelo Cavalcante. Foram comercializadas 7.106 unidades, número próximo ao registrado no mesmo período do mês anterior (7.160). No acumulado do ano, já foram emplacados 101.732 veículos eletrificados.
De acordo com o levantamento da consultoria, os carros elétricos a bateria (BEV) tiveram crescimento de 13% em relação a julho, com 2.376 unidades vendidas na parcial. No acumulado do ano, foram comercializados 38.259 elétricos, representando 33,44% das vendas de eletrificados em agosto.
Por outro lado, os veículos híbridos plug-in (PHEV) apresentaram uma queda de 10,55% nas vendas, com 2.702 unidades. Apesar da redução, os PHEVs continuam sendo a tecnologia mais vendida na quinzena, com uma participação de 38,02%. Os híbridos convencionais (HEV) e os micro-híbridos (MHEV) registraram, respectivamente, 1.522 (21,42%) e 506 (7,12%) unidades vendidas.
Entre os híbridos de todos os tipos mais vendidos, a liderança na parcial da primeira quinzena de agosto ficou com o GWM Haval H6 (1.089), seguido bem de perto pelo arquirrival BYD Song Plus (1.069). Mais distante, o Toyota Corolla Cross Hybrid (601) vem em terceiro lugar.
Com volume mais modesto, o Volvo XC60 (205) garantiu o quarto lugar, o suficiente para ficar um pouco à frente do novato BYD King (175), na quinta posição com apenas uma unidade de vantagem sobre o Toyota Corolla Hybrid (174).
Destaque, a Ford Maverick Hybrid (121) garantiu o sétimo lugar do ranking parcial, ficando bem à frente dos modelos Toyota RAV4 (91), Honda Civic (86) e Tiggo 8 (77).
No ranking parcial dos carros elétricos o BYD Dolphin Mini (996) levou a melhor, emplacando mais que o dobro do volume do irmão BYD Dolphin (474). Mais abaixo, o Volvo EX30 (236) ficou com a última vaga do pódio e roubando a posição que ultimamente tem sido ocupada pelo GWM Ora 03 (194), agora o quarto do top 10.
Na quinta colocação, o BYD Seal (84) se manteve à frente do BYD Yuan Plus (64), como tem ocorrido nos últimos meses. Por pouca diferença, o Volvo C40 (57) garantiu o sétimo lugar, superando o JAC E-JS1 (42), que tem mantido um padrão razoável de vendas ao longo dos últimos meses.
As últimas posições do top 10 ficaram com a dupla Ford Mustang Mach-E (28) e Renault Megane E-Tech (28), empatados no número de emplacamentos.
Fonte: Marcelo Cavalcante
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul