A GWM confirmou o início da produção de veículos em sua fábrica localizada em Iracemápolis (SP). A montadora recebeu a homologação para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o que permitirá a expansão de suas operações no Brasil e a aceleração do processo de nacionalização de peças e desenvolvimento de fornecedores locais.

A fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) dará início à produção do SUV híbrido Haval H6 ainda em 2024. Atualmente, a fábrica passa por um processo de modernização e expansão, aumentando sua capacidade produtiva: a fase inicial de testes será a ponte para a otimização dos processos e o início da produção em série em 2025.

“Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para nossa fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo”, comemora Marcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil.

GMW Haval H6 PHEV19 2025

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva nacional, a GWM está investindo em um centro de inovação e engenharia, além de buscar parcerias com empresas locais para o desenvolvimento de componentes e tecnologias. A montadora também avalia a possibilidade de produzir baterias de lítio no Brasil, visando reduzir custos e aumentar a competitividade.

A nacionalização de componentes está no radar da GWM, que já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. O objetivo é alcançar uma taxa de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora iniciar a exportação de veículos para a América do Sul. 

Galeria: GMW Haval H6 PHEV19 2025

O anúncio oficial de previsão para o início de produção nacional vem após uma sequência de mudanças de planos e adiamentos por conta da indefinição no marco regulatório. Agora, a GWM irá correr contra o tempo para colocar sua linha de montagem em operação, lembrando que a BYD também acelera o passo com a construção da fábrica em Camaçari (BA), que deve iniciar a montagem de veículos elétricos e/ou híbridos plug-in até o final do ano. 

Vale destacar que em julho, a fabricante chinesa bateu seu próprio recorde de vendas no Brasil, emplacando 3.184 unidades e superando marcas tradicionais como Peugeot, Ram, Mitsubishi, BMW e Volvo. O Haval H6, disponível em versões híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV), foi o eletrificado mais vendido do mercado no mês passado.