O Dacia Spring ganhou muito após sua reestilização, especialmente com uma cabine completamente renovada, melhor acabamento e mais tecnologia. O design externo também foi atualizado, com uma dianteira semelhante à do novo Dacia Duster e Renault Duster 2025.

Nos próximos meses, o carro urbano que é produzido na mesma linha de montagem que o nosso Renault Kwid E-Tech terá que enfrentar o novo Hyundai Inster e o Leapmotor T03, sem esquecer de outros modelos um pouco maiores, como o Citroën ë-C3 2025 (que estreia uma versão básica de menor potência) e o Fiat Grande Panda elétrico.

Galeria: Impressões: Dacia Spring 2024 (EU)

Para competir no mais alto nível, o novo Dacia Spring reestilizado apresenta uma proposta atraente. Na verdade, ele busca conquistar até mesmo aqueles que nunca haviam considerado um modelo elétrico; basta fazer as contas, e se você realiza trajetos urbanos, pode ser uma opção muito interessante.

A versão mais acessível oferece uma potência de 33 kW (45 cv) e um torque de 125 Nm no eixo dianteiro. Segundo dados oficiais do fabricante, acelera de 0 a 50 km/h em 5,8 segundos (19,1 segundos até os 100 km/h) e atinge uma velocidade máxima de 125 km/h.

Dacia Spring (2024)

Equipado com a etiqueta 0 (os mais econômicos do mercado) e uma bateria de 26,8 kWh, ele tem uma autonomia de 225 km no ciclo WLTP, um número que aumenta para 305 km em uso urbano. São necessárias 13:32 horas para carregar a 2,3 kW, 8:28 horas a 3,7 kW e 56 minutos para atingir 80% de DC (a 30 kW). 

Os equipamentos incluem seis airbags, ar-condicionado, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, frenagem automática de emergência, instrumentos de 7 polegadas, rádio Media Control, reconhecimento de sinais de trânsito, controle/limitador de velocidade de cruzeiro e sensores de iluminação e estacionamento.

Os europeus interessados em comprar o novo Dacia Spring Expression Electric 45 (33 kW) 2025 tem uma oferta interessante nas mãos. Embora seu preço oficial seja de 17.890 euros, a empresa o reduz para 16.790 euros com financiamento (mínimo de 6.000 euros por 36 meses).

Depois de aplicar os subsídios do Plano MOVES, o preço fica em interessantes 9.790 euros, o equivalente a R$ 60.500 em uma conversão direta. As condições da promoção são válidas até o final do mês para pessoas físicas e autônomas; ele se beneficia de até sete anos de garantia ou 150.000 km. 

No Brasil, o Renault Kwid E-Tech custa R$ 99.990, sendo o carro elétrico mais barato à venda no país, e ainda não recebeu esse visual atualizado do Dacia Spring, o que deve acontecer mais adiante.