A BYD está prestes a revelar oficialmente o Seal 06 GT, um inédito hatch médio que promete agitar o mercado automotivo. O modelo, que é a versão de produção do conceito Ocean-M, será lançado nesta sexta-feira na China, marcando um importante passo na estratégia da gigante chinesa para expandir sua linha de veículos elétricos.

O Seal 06 GT já teve suas primeiras imagens oficiais divulgadas pela BYD, mostrando um design exterior que equilibra esportividade e funcionalidade. Embora o modelo tenha mantido a essência do conceito Ocean-M, algumas características foram suavizadas para torná-lo mais comercial. Por exemplo, o grande aerofólio traseiro, presente no protótipo, foi removido, e as entradas de ar frontais foram atenuadas, resultando em um visual menos agressivo, mas ainda assim atraente.

BYD Seal 06 GT
BYD
BYD Seal 06 GT
BYD

Com 4,63 metros de comprimento, o Seal 06 GT se posiciona no segmento D, acima do Volkswagen ID.3, que possui 4,26 metros, mas abaixo do Seal tradicional, que tem 4,8 metros. Essa diferença de tamanho reflete a proposta do modelo de oferecer uma opção intermediária em termos de espaço e preço, visando ampliar o público da marca.

Uma das grandes novidades do Seal 06 GT é sua construção sobre a versão atualizada da plataforma 3.0 da BYD. Essa plataforma permitirá que o veículo se beneficie de uma maior densidade energética em suas baterias e suporte configurações de 800V, o que possibilitará uma redução de peso e tempos de carregamento mais rápidos. Embora as especificações mecânicas ainda não tenham sido confirmadas oficialmente, espera-se que o modelo esteja disponível tanto com tração traseira quanto com tração integral, com potências que variam entre 160 kW (218 cv) e 310 kW (422 cv).

BYD Seal 06 GT
BYD

No interior, o Seal 06 GT herda o bom padrão de qualidade e design do Seal, mas apresenta um painel redesenhado e recursos adicionais, como um espaço dedicado ao resfriamento de alimentos e bebidas.

Galeria: BYD Seal 06 GT

Embora o preço oficial do BYD Seal 06 GT ainda não tenha sido divulgado, a imprensa chinesa especula que o modelo será comercializado entre 150.000 e 200.000 yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 115.000 a R$ 155.000. Isso coloca o modelo em uma faixa de preço acessível, especialmente quando comparado ao Seal convencional, que custa a partir de 178.900 yuans, cerca de R$ 120.000, na China.  

Assim como o sedã, o hatch elétrico da BYD também terá uma missão internacional e deve chegar a diversos mercados, incluindo a Europa. No Brasil ainda não está confirmado, mas as chances são grandes, dada a estratégia agressiva da marca chinesa por aqui.