A XPeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, está ativamente em busca de um local na Europa para estabelecer sua primeira unidade de produção fora da China. A empresa, parceira do Grupo Volkswagen, está nos estágios iniciais de seleção de um local na União Europeia, com o objetivo de mitigar o impacto das tarifas de importação, conforme afirmou He Xiaopeng, CEO da XPeng, em entrevista à Bloomberg.
Com a crescente pressão das tarifas europeias, que podem chegar a 36,3% para veículos elétricos fabricados na China, a decisão de localizar a produção no continente visa reduzir os custos e manter a competitividade no mercado europeu. Além disso, a XPeng planeja estabelecer um centro de dados de grande escala na Europa para aprimorar a coleta eficiente de dados, essenciais para as funcionalidades de direção inteligente de seus veículos.
He Xiaopeng ressaltou que, embora o aumento das tarifas reduza os lucros provenientes da Europa, a estratégia global da XPeng não será impactada de forma significativa. A empresa, que entregou cerca de 50 mil veículos no primeiro semestre, enfrenta desafios tanto no mercado doméstico quanto internacional, incluindo vendas domésticas fracas, disputas sobre o planejamento de produtos e uma prolongada guerra de preços na China. Desde janeiro, o valor das ações da XPeng caiu pela metade, refletindo as dificuldades enfrentadas.
Apesar dos desafios, a parceria com a Volkswagen tem sido um ponto positivo para a XPeng. A colaboração tem ajudado a empresa a melhorar suas margens de lucro e a gerenciar cadeias de suprimentos complexas. A margem bruta da XPeng no segundo trimestre subiu para 14%, comparada a um negativo de 3,9% no mesmo período do ano anterior.
A expertise da XPeng em inteligência artificial (IA) e em recursos avançados de assistência à condução é vista como um diferencial importante para sua entrada no mercado europeu. A empresa acredita que, até 2025, os veículos equipados com IA serão fundamentais para dominar o mercado, com a expectativa de que os motoristas humanos toquem no volante menos de uma vez por dia durante seus trajetos diários.
He Xiaopeng destacou que a XPeng está comprometida em investir em pesquisa e desenvolvimento relacionados à IA, incluindo o desenvolvimento de seus próprios chips semicondutores, que serão cada vez mais cruciais nos veículos inteligentes do futuro.
O Motor1.com Brasil conversou rapidamente com Sarah Chang, assessora de mídia da XPeng na China, durante o Salão de Pequim. A executiva confirmou os planos da fabricante para o Brasil. De acordo com Chang, a empresa está negociando com um parceiro brasileiro, que será o representante oficial, e que o anúncio acontecerá "muito em breve".
Fonte: Bloomberg
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