O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista etiquetagem veicular revelando os carros elétricos com a maior autonomia do país. Desde o ano passado, a instituição adota um novo padrão para definir este número. O número de quanto um veículo movido por baterias roda com uma carga recebe um percentual de redução de 30% sobre o número obtido em testes de homologação, conforme dispõe a norma SAE J1634.
O objetivo é padronizar as informações sobre o alcance dos veículos elétricos vendidos no país, considerando que as fabricantes divulgavam dados de outros ciclos, como o EPA dos EUA, mas principalmente o global WLTP, ou ainda os padrões NEDC e CLTC (ciclo chinês).
Agora, todos os carros elétricos vendidos no Brasil por fabricantes que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular precisam ter a divulgação dos dados homologados de acordo com a nova tabela. Confira abaixo a lista com os 10 carros elétricos com maior autonomia à venda no país de acordo com o Inmetro:
Com quase 5 metros de comprimento (4.953 mm), o SUV grande da BMW não se destaca só por seu tamanho, pois o conjunto de baterias alocadas no assoalho tem 111,5 kWh de capacidade total (sendo 105,2 kWh úteis). Ela alimenta 2 motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro, de 272 cv e 35,9 kgfm, e na traseira, 340 cv e 40,8 kgfm, este priorizado na condução. Combinados, são 523 cv e 78 kgfm de torque distribuídos automaticamente entre os eixos conforme a necessidade, com vetorização de torque. O BMW iX xDrive 50 tem autonomia declarada de 528 km, a maior do Brasil pelo Inmetro. Seu por a partir de R$ 899.950.
O BMW i7 mede 5,39 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 1,54 m de altura, além de entre-eixos de 3,21 m. Com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o modelo topo de linha da germânica entrega 544 cv de potência e um torque imediato de 76 kgfm. Sua bateria tem 105,7 kWh, sendo 101,7 kWh úteis. A autonomia do BMW i7 xDrive 60 pelo Inmetro é de 479 km. Seu por R$ 1.321.950.
Segundo modelo elétrico do fabricante de Sttutgart, o Macan é o modelo mais vendido da marca. Nesta segunda geração, o modelo trocou de plataforma e teve pequenas alterações em suas proporções, medindo 4,78 metros de comprimento (+58 mm), 2,89 m de entre-eixos (+86 mm), 1,94 m de largura (+11 mm) e 1,62 m de altura (+26 mm), variando pouco no porte comparado ao modelo anterior.
O Porsche Macan tem dois motores elétricos, que em conjunto geram até 408 cv e 66,3 kgfm, com bateria de 100 kWh, sendo 95 kWh úteis. Pelo Inmetro, o conjunto oferece uma autonomia de 443 km. Seu por R$ 560.000.
Com 619 cv de potência, tração integral e pacote completo de equipamentos e tecnologia, o SUV na versão M60 representa nada menos que o veículo elétrico mais potente já produzido pela BMW em sua história. O modelo conta com dois motores, alimentados pela grande bateria com 105,2 kWh de capacidade de armazenamento. Pelo Inmetro, quase empatou em autonomia com o Porsche Macan, entregando 431 km de alcance. Seu por R$ 1.101.950.
Pouco mais de dois anos após sua estreia no país, o SUV topo de linha da fabricante chinesa passou por uma reestilização recentemente. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o Tan 2024 usa dois motores elétricos - um em cada eixo - entregando 517 cv de potência, com torque 71,4 kgfm. Eles são alimentados por uma grande bateria de 108,7 kWh que, pelo Inmetro, oferece uma autonomia de Seu por R$ 525.800
Equipado com motor elétrico traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque, o sedã elétrico tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Para alimentar o propulsor, a BMW usa um pacote de baterias de 81 kWh e a versão com maior autonomia pelo Inmetro é a eDrive 40: 422 km. Seu por R$ 525.950.
SUV elétrico topo de gama de montadora alemã e baseado no sedã EQS, tem a mesma distância entre-eixos do sedã, mas o comprimento é 10 centímetros menor, enquanto a altura é 20 centímetros maior. No quesito motorização, o EQS 450+ possui motor no eixo traseiro, com 360 cv de potência e 57,9 kgfm de torque. É alimentado por um conjunto de baterias de 89 kWh úteis (98 kWh brutos) em 10 módulos. Sua autonomia pelo Inmetro é de 411 km. Seu por R$ 939.900.
Kia EV5
Lançamento mais recente da Kia no Brasil, o EV5 desembarcou por aqui em agosto de 2024. O SUV tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 m. Para a propulsão, utiliza um motor no eixo dianteiro com 217,5 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por um conjunto de baterias com 88,2 kWh de capacidade. Pelo Inmentro, a autonomia é de 402 km. Seu por R$ 399.990.
O i5 M60 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, o que lhe confere a tração integral. Juntos, entregam um total de 524 cv de potência e 81 kgfm de torque. Em modo Sport ou quando acionada a aleta Boost atrás do volante, os números saltam para 609 cv e 83,6 kgfm. Este BMW usa um conjunto de baterias com 81,2 kWh de capacidade usável. Sua autonomia divulgada pelo Inmetro é de 392 km. Seu por R$ 759.950.
Primeiro SUV-cupê da marca sueca, o C40 é também o primeiro Volvo nascido para não usar motores a combustão. O modelo conta com bateria de 78 kWh de capacidade. Seu conjunto motriz, o mesmo do XC40, produz 408 cv e 67,3 kgfm de torque, os dois ainda compartilham outras similaridades, como o entre-eixos de 2.702 mm, já no comprimento, o cupê é 15 mm mais comprido, sendo ainda 56 mm mais baixo. O Inmetro divulga uma autonomia de 385 km para o modelo. Seu por R$ R$ 419.950.
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