page ad skin

Lista: as 10 maiores autonomias de carros elétricos no Brasil

Ranking com os dados do Inmetro mostra quais são os modelos que mais rodam sem precisar carregar as baterias

BMW iX xDrive 50i (BR)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista etiquetagem veicular revelando os carros elétricos com a maior autonomia do país. Desde o ano passado, a instituição adota um novo padrão para definir este número. O número de quanto um veículo movido por baterias roda com uma carga recebe um percentual de redução de 30% sobre o número obtido em testes de homologação, conforme dispõe a norma SAE J1634.

O objetivo é padronizar as informações sobre o alcance dos veículos elétricos vendidos no país, considerando que as fabricantes divulgavam dados de outros ciclos, como o EPA dos EUA, mas principalmente o global WLTP, ou ainda os padrões NEDC e CLTC (ciclo chinês).

Agora, todos os carros elétricos vendidos no Brasil por fabricantes que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular precisam ter a divulgação dos dados homologados de acordo com a nova tabela. Confira abaixo a lista com os 10 carros elétricos com maior autonomia à venda no país de acordo com o Inmetro:

BMW iX xDrive 50i (BR)

1º BMW iX xDrive 50 - 528 Km

Com quase 5 metros de comprimento (4.953 mm), o SUV grande da BMW não se destaca só por seu tamanho, pois o conjunto de baterias alocadas no assoalho tem 111,5 kWh de capacidade total (sendo 105,2 kWh úteis). Ela alimenta 2 motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro, de 272 cv e 35,9 kgfm, e na traseira, 340 cv e 40,8 kgfm, este priorizado na condução. Combinados, são 523 cv e 78 kgfm de torque distribuídos automaticamente entre os eixos conforme a necessidade, com vetorização de torque. O BMW iX xDrive 50 tem autonomia declarada de 528 km, a maior do Brasil pelo Inmetro. Seu por a partir de R$ 899.950.

BMW i7 xDrive60 M Sport (BR)

2º BMW i7 xDrive60 - 479 Km

O BMW i7 mede 5,39 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 1,54 m de altura, além de entre-eixos de 3,21 m. Com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o modelo topo de linha da germânica entrega 544 cv de potência e um torque imediato de 76 kgfm. Sua bateria tem 105,7 kWh, sendo 101,7 kWh úteis. A autonomia do BMW i7 xDrive 60 pelo Inmetro é de 479 km. Seu por R$ 1.321.950.

porsche-macan-turbo-ev-2024
Porsche

3º Porsche Macan - 443 Km

Segundo modelo elétrico do fabricante de Sttutgart, o Macan é o modelo mais vendido da marca. Nesta segunda geração, o modelo trocou de plataforma e teve pequenas alterações em suas proporções, medindo 4,78 metros de comprimento (+58 mm), 2,89 m de entre-eixos (+86 mm), 1,94 m de largura (+11 mm) e 1,62 m de altura (+26 mm), variando pouco no porte comparado ao modelo anterior.

O Porsche Macan tem dois motores elétricos, que em conjunto geram até 408 cv e 66,3 kgfm, com bateria de 100 kWh, sendo 95 kWh úteis. Pelo Inmetro, o conjunto oferece uma autonomia de 443 km. Seu por R$ 560.000.

BMW iX M60 mostrado no Electric Days

4º BMW iX M60 - 431 Km

Com 619 cv de potência, tração integral e pacote completo de equipamentos e tecnologia, o SUV na versão M60 representa nada menos que o veículo elétrico mais potente já produzido pela BMW em sua história. O modelo conta com dois motores, alimentados pela grande bateria com 105,2 kWh de capacidade de armazenamento. Pelo Inmetro, quase empatou em autonomia com o Porsche Macan, entregando 431 km de alcance. Seu por R$ 1.101.950.

BYD Tan 2024 - (BR) (65) - movimento
InsideEVs Brasil

5º BYD Tan - 430 Km

Pouco mais de dois anos após sua estreia no país, o SUV topo de linha da fabricante chinesa passou por uma reestilização recentemente. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o Tan 2024 usa dois motores elétricos - um em cada eixo - entregando 517 cv de potência, com torque 71,4 kgfm. Eles são alimentados por uma grande bateria de 108,7 kWh que, pelo Inmetro, oferece uma autonomia de  Seu por R$ 525.800

BMW i4 eDrive 40 (2024)

6º BMW i4 eDrive 40 - 422 Km

Equipado com motor elétrico traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque, o sedã elétrico tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Para alimentar o propulsor, a BMW usa um pacote de baterias de 81 kWh e a versão com maior autonomia pelo Inmetro é a eDrive 40: 422 km. Seu por R$ 525.950.

Mercedes-Benz EQS SUV (14)

7º Mercedes-Benz EQS450+ - 411 Km

SUV elétrico topo de gama de montadora alemã e baseado no sedã EQS, tem a mesma distância entre-eixos do sedã, mas o comprimento é 10 centímetros menor, enquanto a altura é 20 centímetros maior. No quesito motorização, o EQS 450+ possui motor no eixo traseiro, com 360 cv de potência e 57,9 kgfm de torque. É alimentado por um conjunto de baterias de 89 kWh úteis (98 kWh brutos) em 10 módulos. Sua autonomia pelo Inmetro é de 411 km. Seu por R$ 939.900.

Kia EV5

Kia EV5

8º Kia EV5 - 402 km

Lançamento mais recente da Kia no Brasil, o EV5 desembarcou por aqui em agosto de 2024. O SUV tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 m. Para a propulsão, utiliza um motor no eixo dianteiro com 217,5 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por um conjunto de baterias com 88,2 kWh de capacidade. Pelo Inmentro, a autonomia é de 402 km. Seu por R$ 399.990.

Teste - BMW i5 M60 (BR) (56) - traseira
Motor1.com

9º BMW i5 M60 xDrive - 392 Km

O i5 M60 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, o que lhe confere a tração integral. Juntos, entregam um total de 524 cv de potência e 81 kgfm de torque. Em modo Sport ou quando acionada a aleta Boost atrás do volante, os números saltam para 609 cv e 83,6 kgfm. Este BMW usa um conjunto de baterias com 81,2 kWh de capacidade usável. Sua autonomia divulgada pelo Inmetro é de 392 km. Seu por R$ 759.950.

Volvo C40 Plus

10º Volvo C40 - 385 Km

Primeiro SUV-cupê da marca sueca, o C40 é também o primeiro Volvo nascido para não usar motores a combustão. O modelo conta com bateria de 78 kWh de capacidade. Seu conjunto motriz, o mesmo do XC40, produz 408 cv e 67,3 kgfm de torque, os dois ainda compartilham outras similaridades, como o entre-eixos de 2.702 mm, já no comprimento, o cupê é 15 mm mais comprido, sendo ainda 56 mm mais baixo. O Inmetro divulga uma autonomia de 385 km para o modelo. Seu por R$ R$ 419.950.

As maiores autonomias do Brasil

Quais são os carros elétricos com as maiores autonomias do Brasil?

De acordo com o Inmetro, estes são os 10 carros elétricos vendidos no Brasil que mais rodam com uma carga:

BMW iX xDrive 50 - 528 Km
BMW i7 xDrive60 - 479 Km
Porsche Macan - 443 Km
BMW iX M60 - 431 Km
BYD Tan - 430 Km
BMW i4 eDrive 40 - 422 Km
Mercedes-Benz EQS450 - 411 Km
Kia EV5 - 402 km
BMW i5 M60 xDrive - 392 Km
Volvo C40 - 385 Km

Qual é o carro elétrico com a maior autonomia do Brasil?

Com capacidade de rodar 528 km entre recargas de acordo com o Inmetro, o BMW iX xDrive 50 é o carro elétrico vendido no Brasil que mais consegue rodar com uma carga.