Lembra dos pequenos Smart de dois lugares vendidos no Brasil há alguns anos? A marca mudou bastante, principalmente depois de sua joint venture com a chinesa Geely em 2019. Dessa parceria, nasceram alguns SUVs, como o Smart #1, #3 e, agora em 2024, a marca acaba de entrar no mundo dos SUVs grandes com o Smart #5. 

O Smart #1 mede 4,27 metros, o Smart #3 é um pouco mais longo, com 4,40 m, e já pertence à classe dos médios e tendo o mesmo comprimento de um Jeep compass. O Smart #5, de 4,70 m de comprimento e próximo do Jeep Commander (4,76 m), é a resposta da marca a modelos como o Tesla Model Y. O novo Smart foi apresentado em Byron Bay (AUS).

Galeria: Fotos oficiais do Smart #5 (2024)

Assim como o conceito, a versão de série também tem uma bateria de 100 kWh. Pela primeira vez em um Smart, ela funciona com uma tensão de 800 Volts. Isso permite que a bateria seja carregada de 10 a 80% em apenas 15 minutos - o que é um feito e tanto, já que até o novo Porsche Taycan precisa de 18 minutos para fazer o mesmo. Se 100 kWh for a capacidade usável, isso resulta em uma velocidade de carregamento de 4,7 kWh/min, enquanto o Taycan consegue um máximo de 3,8 kWh/min. 

O Smart #5 consegue percorrer até 740 km com uma única carga; no entanto, esse é o valor no ciclo CLTC chinês, a autonomia pelo ciclo WLTP europeu provavelmente será significativamente menor - 550 km foi o valor divulgado para o conceito. Outra característica especial é uma tomada de 220V, que permite o carregamento para notebooks, bicicletas elétricas e similares. Há também vários modos de direção dentro e fora da estrada, incluindo adaptativo, areia, neve, lama e rocha.

A Smart não mencionou nada sobre os sistemas de direção para a versão europeia. Na China, haverá dois modelos com tração traseira e dois com tração integral. No entanto, duas baterias diferentes também serão oferecidas no modelo alemão, enquanto a Smart menciona apenas uma bateria em seu comunicado à imprensa. Portanto, os sistemas de tração nesse país podem muito bem ser diferentes.

Na China, o

Combinações de motor e bateria do Smart #5 na China
Motorização RWD 250 kW RWD 267 kW
AWD 437 kW (165+267 kW)

AWD 475 kW (165+310 kW)
Bateria (química) LFP LFP NMC NMC

As novas imagens mostram o visual típico dos Smart com superfícies de carroceria lisas, mas a novidade é a assinatura de luz com duas linhas horizontais à esquerda e à direita e a linha tracejada no meio. O formato da carroceria com a traseira angular lembra o Mercedes-Benz EQB

O teto panorâmico usa corrente elétrica para definir sua opacidade, enquanto as portas não têm moldura e os balanços curtos são traços em comum aos outros dois Smart elétricos. O mesmo se aplica ao logotipo da Smart na última coluna da carroceria. A distância entre-eixos foi ampliada para 2.900 mm e o comprimento total é de 4.705 mm. Há um porta-malas dianteiro de 72 litros e até 1.530 litros de espaço de armazenamento na traseira para bagagem, contando que todos os assentos de trás estejam recolhidos.

O caráter premium é enfatizado pelos espelhos retrovisores externos em dois tons. Há também logotipos da Smart nas rodas, que permanecem na posição vertical durante a rolagem. A Smart também destaca o desenho de um panda no para-brisa como um toque especial de design.

A edição de lançamento é chamada de Smart #5 Summit Edition. Ela vem com a Adventurers' Collection, que aparentemente inclui um engate de reboque retrátil, proteção da parte inferior da carroceria, rack de teto, estribos e mais - em outras palavras, tudo o que você precisa para se identificar como um aventureiro no estacionamento do supermercado.

O cockpit apresenta uma tela de instrumentos de 10,3" e duas telas adicionais de 13", bem como um head-up display com função de realidade aumentada. Um assistente de voz permite que a navegação, o sistema de áudio e o ar-condicionado sejam operados sem tirar as mãos do volante.

Inteligente nº 5 (2024): O interior

A imagem do cockpit é a mesma do estudo

Há também assentos com estofamento de couro. O #5 também oferece um botão "First Class" na parte traseira, que opera o banco do carona dianteiro para proporcionar mais espaço atrás. Os assentos também podem ser ajustados para criar uma cama. Há também um "projetor embutido" e um sistema de som Sennheiser com 20 alto-falantes. Um alto-falante retrátil sincroniza sua iluminação ambiente com o ritmo da música.

Atualmente, o veículo ainda está em processo de homologação na União Europeia. Assim que esse processo for concluído, as informações que faltam, especialmente em relação ao conjunto motriz, provavelmente serão fornecidas mais tarde. A marca ainda está mantendo silêncio sobre a data de lançamento para mercados globais, mas, de acordo com os rumores, não será antes de 2025.

O resultado final

O comunicado de imprensa se concentra nos itens de série, mas o verdadeira destaque do Smart #5 é o carregamento extremamente rápido: Não conseguimos pensar em outro carro elétrico tão rápido cuja bateria de 100 kWh possa ser carregada de 10 a 80% em apenas 15 minutos. Em comparação, a Tesla e concorrentes como o Ford Mustang Mach-E, o BMW iX3 ou o VW ID.4 terão que recalcular suas rotas. No entanto, isso já era conhecido, então tudo o que resta da "estreia mundial" são os recursos de equipamentos e as novas imagens.