A Zeekr, marca de veículos elétricos premium do grupo Geely, divulgou as imagens do desembarque das primeiras unidades dos modelos X e 001 no Brasil. O movimento acontece poucos dias após a empresa ter confirmado o início de operações no país.
Conhecida pelos veículos com design arrojado e tecnologia de ponta, a Zeekr destaca a nova plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) como um dos diferenciais de seus modelos, que garantem alta performance, segurança e sustentabilidade. Essa é mesma base utilizada pelo novo Volvo EX30.
Conforme anunciado, a Zeekr terá um número selecionado de concessionárias em capitais e mercados estratégicos. Um ponto de destaque é que a Zeekr não se vê como concorrente direta da BYD, que atua em um segmento mais acessível. A marca busca competir com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e até mesmo a Volvo, sua irmã dentro do Grupo Geely.
O Zeekr X aposta num design de linhas angulares e aerodinâmicas que lembram o Lynk & Co. 01. Construído sobre a plataforma SEA da Geely, o modelo oferece duas opções de motorização: uma de tração traseira com 272 cv e outra de tração integral com 428 cv, ambas com bateria de 66 kWh - a autonomia é de até 560 km (ciclo CLTC).
Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).
Modelo de tração traseira:
Modelo de tração integral (motor duplo):
O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca, que foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept. Ele passou por uma forte atualização para a linha 2024, trazendo novos recursos como carregamento mais rápido e sistemas de assistência ao motorista aprimorados. Este será o carro vendido no Brasil em três versões, com motor traseiro e dois motores, dependendo da configuração.
A Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo. O Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de 3 metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.
Baterias:
Versão RWD (tração traseira):
Versão AWD (tração traseira):
A dupla Zeekr 001 e X será apresentada em setembro, quando terá início a pré-venda e divulgação de preços - a meta é abrir 10 concessionárias no Brasil. Abaixo, os valores cobrados na China e a conversão direta, apenas para referência. Até lá, a marca afirmou que irá esperar caso haja alteração/antecipação na cobrança do imposto de importação para formar preços.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv