A Zeekr, marca de veículos elétricos premium do grupo Geely, divulgou as imagens do desembarque das primeiras unidades dos modelos X e 001 no Brasil. O movimento acontece poucos dias após a empresa ter confirmado o início de operações no país. 

Conhecida pelos veículos com design arrojado e tecnologia de ponta, a Zeekr destaca a nova plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) como um dos diferenciais de seus modelos, que garantem alta performance, segurança e sustentabilidade. Essa é mesma base utilizada pelo novo Volvo EX30. 

Zeekr 001 e X desembarcam no Brasil
Zeekr

Conforme anunciado, a Zeekr terá um número selecionado de concessionárias em capitais e mercados estratégicos. Um ponto de destaque é que a Zeekr não se vê como concorrente direta da BYD, que atua em um segmento mais acessível. A marca busca competir com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e até mesmo a Volvo, sua irmã dentro do Grupo Geely.

Zeekr X

O Zeekr X aposta num design de linhas angulares e aerodinâmicas que lembram o Lynk & Co. 01. Construído sobre a plataforma SEA da Geely, o modelo oferece duas opções de motorização: uma de tração traseira com 272 cv e outra de tração integral com 428 cv, ambas com bateria de 66 kWh - a autonomia é de até 560 km (ciclo CLTC). 

Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).

  • Modelo de tração traseira:

    • Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
    • Torque: 384 Nm
    • Autonomia: 560 km (ciclo CLTC)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
  • Modelo de tração integral (motor duplo):

    • Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
    • Torque: 543 Nm
    • Autonomia: 512 km (ciclo CLTC)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos

Zeekr 001

O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca, que foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept. Ele passou por uma forte atualização para a linha 2024, trazendo novos recursos como carregamento mais rápido e sistemas de assistência ao motorista aprimorados. Este será o carro vendido no Brasil em três versões, com motor traseiro e dois motores, dependendo da configuração.

Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo. O Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de 3 metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.

Baterias:

  • 95 kWh, LFP (fosfato de ferro lítio): 675 km de autonomia (CLTC)
  • 100 kWh, NMC (níquel, manganês, cobalto): 705 - 750 km de autonomia (dependendo do tipo de tração) CLTC

Versão RWD (tração traseira):

  • Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos
  • Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)

Versão AWD (tração traseira):

  • Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
  • Motor de indução assíncrono de 270 kW (367 cv) no eixo dianteiro
  • Potência total combinada de 580 kW (794 cv)
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
  • Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)
Zeekr anuncio oficial Brasil
Zeekr

A dupla Zeekr 001 e X será apresentada em setembro, quando terá início a pré-venda e divulgação de preços - a meta é abrir 10 concessionárias no Brasil. Abaixo, os valores cobrados na China e a conversão direta, apenas para referência. Até lá, a marca afirmou que irá esperar caso haja alteração/antecipação na cobrança do imposto de importação para formar preços.   

  • 001:
    • Preço na China: 329 mil RMB (aproximadamente R$ 247 mil).
    • Rival no Brasil: Panamera (porém com preço mais acessível).
    • Posicionamento: Topo de linha.
  • X:
    • Preço na China: 179.000 RMB (aproximadamente R$ 135 mil).
    • Rival no Brasil: EX30.
    • Posicionamento: Competitivo, com potencial para se destacar em termos de preço.