A Jiyue abriu oficialmente a pré-venda do sedã cupê elétrico 07 na China. Os preços começam em 215.900 yuans (R$ 172.450), e acredita-se que o carro será lançado oficialmente em 10 de setembro. Jiyue é uma marca criada pela Baidu com a Geely e já foi conhecida como Jidu Auto.

Atualmente, a marca, que é 65% de propriedade da Geely, tem apenas o SUV 01 à venda. O fato de o 07 entrar em pré-venda somente agora é uma surpresa, visto que os sedãs 07 começaram a chegar às concessionárias chinesas no início de julho.

Jiyue 07 (1)
EV AutoHome

A Jiyue está se esforçando para enfatizar que o carro tem um design original chinês, com distância entre eixos de impressionantes 3.013 mm e balanços dianteiro e traseiro curtos, lembrando um modelo liftback (pense em um Audi A5). Na dianteira, uma faixa de luzes de LED diurnos conecta os dois conjuntos óticos. O 07 tem uma frente amplamente fechada, além de uma entrada de ar trapezoidal na parte inferior do para-lama.

A maioria dos carros elétricos chineses hoje em dia tem maçanetas ocultas, mas no caso do 07, ele adota uma abordagem diferente e localiza os botões de abertura e fechamento das portas nas colunas B e C. O coeficiente de arrasto é de apenas Cd 0,198. Na parte traseira, o carro tem lanternas inteligentes estilo ISD interativas estilo piano. Há uma asa traseira que sobe automaticamente quando a velocidade excede 95 km/h. De resto, o carro é relativamente grande, com dimensões de 4953, 1989 e 1475 mm (C/L/A).

Jiyue 07 (2)
EV AutoHome

Por dentro, o Jiyue 07 exala alta tecnologia com seu volante estilo manche e uma tela 6K de 35,6 polegadas. Essa tela pode ter três configurações: tela cheia, tela dupla ou tela tripla com todas as divisões sendo virtuais em vez de físicas. 

As versões de motor único têm arquitetura de 400 v e potência máxima de 200 kW (272 cv). Por outro lado, as versões de motor duplo usam um motor adicional de 200 kW (272 cv) no eixo dianteiro e também terão arquitetura de 800 V. As versões simples usam uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 71,4 kWh, o que é suficiente para uma autonomia CLTC de 660 km. As versões mais equipadas ganham uma bateria de lítio ternária (NMC) de 100 kWh, que para a versão de motor único dá uma autonomia de 880 km, enquanto para a versão de motor duplo, a autonomia é de 770 km.

O Jiyue 07 utilizará a versão 2.0 do ASD (Apollo Self Driving), o sistema de direção inteligente de ponta da unidade Apollo da Baidu. Como o FSD da Tesla e os próximos sistemas Xpeng Eagle Vision, um sistema de IA moderno e, até o momento, um dos únicos com nível 3+ de autonomia. O uso dele requer uma assinatura de 599 yuans (R$ 475,58) por mês, mas será gratuito nos primeiros três meses e, por um tempo limitado, há um preço especial de compra vitalícia de 4999 yuans (R$ 3.959) reduzido dos 29.900 yuans normais (R$ 23.680).

Não está claro por que a Jiyue está chamando o 07 de carro mais inteligente do planeta, no entanto, parece que o ASD 2.0 será capaz de gerenciar direção assistida irrestrita em todos os tipos de estradas. No entanto, teremos que esperar para ver o quão capaz o sistema realmente é e o que exatamente ele cobre.