O novo BYD Seal 06 GT foi revelado no Salão de Chengdu 2024 como um acréscimo importante à linha de hatchbacks da BYD, juntando-se aos modelos Dolphin e Dolphin Mini. Com preço estimado entre 150 e 200 mil yuans, equivalente a aproximadamente R$ 120 mil a R$ 160 mil, o novo hatchback elétrico tem a missão de ampliar o mercado da marca chinesa.
Construído sobre a e-platform 3.0 Evo BYD, que é uma atualização da arquitetura que sustenta os modelos elétricos atuais da marca, o Seal 06GT é um hatchback de porte médio com um design que mantém a identidade visual da linha, inspirada em temas oceânicos.
Suas dimensões são robustas, com 4.630 mm de comprimento, 1.880 mm de largura, 1.490 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.820 mm. O design frontal tem apelo esportivo, com faróis afilados semelhantes aos do modelo Seal na variante sedã. A dianteira ainda conta com entradas de ar em três segmentos e um visual aerodinâmico.
Lateralmente, o Seal 06 GT exibe linhas marcantes e maçanetas embutidas. O veículo é equipado com pneus 235/45 R19, montados em rodas de liga leve escurecidas e pinças de freio vermelhas. Na traseira, o carro possui um conjunto de lanternas LED em forma de faixa. Além disso, o design do difusor traseiro e das saídas de ar reforçam a proposta mais esportiva desse carro elétrico.
O interior do Seal 06 GT oferece opções de cores como branco pérola e azul crepúsculo, mantendo a linguagem de design da família BYD. Entre os principais destaques estão o display central flutuante de 15,6 polegadas com rotação adaptativa, painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas e um head up display de 12 polegadas. Outros recursos incluem carregamento sem fio para smartphones, alavanca de câmbio eletrônica e assentos tipo concha.
O Seal 06 GT vem equipado com a versão avançada do cockpit inteligente DiLink 100, oferecendo comando de voz inteligente, papéis de parede dinâmicos com mapas em 3D e muitas outras funcionalidades. Para segurança e assistência ao condutor, o modelo inclui o sistema DiPilot, que oferece condução assistida de nível 2, com funcionalidades como assistência de permanência em faixa e estacionamento automático.
Em termos de desempenho, o Seal 06 GT está disponível em duas versões: tração traseira com motor único e tração integral com motor duplo. A versão de motor único tem duas opções: 160 kW (218 cv) com 31,6 kgfm de torque e 165 kW (225 cv) com 33,6 kgfm de torque. Já a versão de tração integral apresenta um motor dianteiro de 110 kW (150 cv) e uma unidade traseira de 200 kW (272 cv), contando ainda com o sistema inteligente de controle de torque iTAC e amortecedores com frequência variável FSD. O modelo mais potente acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
A autonomia do hatchback elétrico varia de acordo com o pacote de baterias escolhido: 59,52 kWh, 72,96 kWh ou 550 kWh, oferecendo uma autonomia de 505 km, 605 km e 550 km, respectivamente, segundo o ciclo chinês CLTC.
Com preço competitivo, o BYD Seal 06 GT está preparado para encarar outros veículos elétricos no mercado chinês, posicionando-se entre os modelos Dolphin Plus e Seal. Seu objetivo principal é conquistar o público jovem, atraindo-os com sua tecnologia avançada e design elegante.
Após o lançamento na China, a partir do início de 2025 o hatch elétrico chegará aos mercados internacionais, incluindo a Europa. Embora não haja anúncio oficial, é tranquilo dizer que há grandes possibilidades do novo hatchback chegar ao Brasil, dada a estratégia da BYD de trazer vários modelos ao nosso mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia