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Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS

O EQS e Classe S serão um só até final da década, mas primeiro haverá facelifts para ambos os modelos entre 2025 e 2026

Mercedes S-Class elétrico chegará em 2030

O Mercedes-Benz Classe S e o EQS hoje são modelos distintos. Sendo que o primeiro está disponível nas versões híbrida e combustão, enquanto o segundo é exclusivamente elétrico.

De acordo com declarações do CEO da Mercedes, Ola Kallenius, à Autocar, no entanto, haverá uma única linha do Classe S em um futuro próximo, que conterá variantes térmicas e movidas a bateria.

A família Classe S

A "união" ocorrerá até 2030, com os modelos compartilhando o mesmo design e estilo de cabine. A plataforma, no entanto, será diferente, com o Classe S elétrico sendo baseado na arquitetura MB.EA Large, enquanto seu "irmão" a combustão usará uma versão mais desenvolvida da atual arquitetura MRA2.

De fato, a estratégia é semelhante à do novo Classe G, que agora está disponível com as duas opções de motor sem nenhuma diferença significativa no estilo.

Mercedes Classe S 500 (2021) - Prova su strada

Mercedes Classe S

É provável que a decisão de unificar os modelos ocorra após as vendas decepcionantes do Classe S e do EQS, com uma queda de 37% nas entregas do carro com motor térmico no primeiro trimestre de 2024. Isso resultou na redução da produção do Classe S para somente um turno na fábrica de Sindelfingen, Alemanha, que também produz o EQS.

Inicialmente, a Mercedes previu que os modelos elétricos seriam responsáveis por mais de 20% de suas vendas globais em 2023. No entanto, eles só atingiram uma participação de 11%, apesar de um aumento de 73% nas vendas de veículos elétricos até 2022.

Entre outras coisas, esse declínio prejudica a meta anterior de Källenius de que os modelos puramente elétricos e híbridos plug-in representassem 50% das vendas anuais da marca até o final de 2025. Em uma atualização de estratégia no início deste ano, a Mercedes revisou essa previsão para 50% para 2030.

Enquanto isso, reestilizações

Antes da chegada da próxima geração do Classe S, a Mercedes atualizará os modelos atuais. 

Recentemente, o EQS recebeu pequenas alterações de estilo, mas a reformulação real adotará uma versão fortemente modificada da plataforma EVA2. A plataforma reformulada receberá uma arquitetura elétrica de 800 V em vez do atual sistema de 400 V, o que permitirá tempos de carregamento mais rápidos.

De acordo com especialistas, o tempo de carregamento de 10 a 80% será reduzido em até 10 minutos em comparação com o EQS atual, chegando a 21 minutos com uma estação de carregamento ultrarrápido. A bateria de 118 kWh também será atualizada, aumentando a autonomia para 860 km em sua versão mais eficiente. 

Mercedes EQS (2024)

Mercedes EQS (2024)

Espera-se que outras mudanças incluam a adoção de motores elétricos eATS2.0 fabricados pela Mercedes, em vez dos motores elétricos Siemens Valeo do modelo atual.

A caixa de câmbio de uma velocidade também será substituída por uma nova unidade de duas velocidades, que oferecerá ao EQS atualizado desempenho adicional e possivelmente uma velocidade máxima mais alta.

Menos de um ano após a chegada do EQS atualizado, a Mercedes apresentará o Classe S renovado, que terá uma frente renovada. No interior, o sedã de luxo receberá uma multímidia MBUX opcional e o novo sistema operacional MB.OS, enquanto o atual V8 twin-turbo de 4 litros será atualizado para a mais recente especificação M177 com tecnologia mild-hybrid de 48V.

Além disso, a Mercedes-Benz atualizará a capacidade de condução autônoma Drive Pilot de nível três do Classe S com um novo pacote de software de sexta geração. 

Marca conta com 20 concessionárias para elétricos no Brasil

A Mercedes-Benz anunciou no mês passado o aumento de sua rede de concessionárias preparadas para atender veículos elétricos. Desde agosto de 2024, oito novas cidades brasileiras contam com pontos de venda e serviços específicos para esses modelos: Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP), Recife (PE), Fortaleza e Salvador (BA), Natal (RN) e Goiânia (GO).

Esses concessionários se juntam a rede atual já em operação nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Vitória/ES, São José/SC, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS. 

Com essa expansão, a marca soma 20 concessionárias em todo o país equipadas com a infraestrutura e equipe técnica necessárias para atender as necessidades dos proprietários de veículos elétricos. 

Galeria: Novo Mercedes-Benz Class S 2021