A Zeekr, que é uma marca premium da chinesa Geely, quer expandir sua presença internacional com o lançamento do SUV elétrico 7X. Ele é construído sobre a plataforma SEA de 800 volts compartilhada com muitos outros modelos do grupo, portanto, oferece bastante autonomia, desempenho e tecnologia.
Praticamente uma versão SUV do sedã Zeekr 007, o 7X tem aproximadamente o mesmo tamanho do Model Y. Com 4.823 mm, ele é exatamente 76 mm maior que o rival da Tesla, mostrando exatamente em quem está mirando, portanto, sua pegada também está próxima de modelos tradicionais como os novos Porsche Macan e o futuro Cayenne elétrico. Apesar da possibilidade de acomodar uma terceira fileira de assentos, o veículo só estará disponível com uma configuração de cinco lugares e um porta-malas de cerca de 614 litros. Os ocupantes do veículo não terão problemas para perder seus pertences em um dos 32 porta-trecos do veículo.
A Zeekr não divulgou números oficiais de potência. Ela diz que o 7X pode acelerar de zero a 100 km/h em 4 segundos em sua variante de maior potência, que provavelmente empresta seu trem de força de motor duplo de 637 cv do Zeekr 007. O equivalente sedã do 7X também vem em uma versão com tração traseira e motor único com 416 cv.
Eles também compartilham os mesmos conjuntos de baterias de 75 quilowatts-hora e 100 kWh. O primeiro tem uma química de lítio-ferro-fosfato (LFP) que está entre os carregamentos mais rápidos do mundo, e requer apenas 10,5 minutos para ir de 10 a 80% de carga, em comparação com 15 minutos com o pacote maior. Isso dá ao 7X um alcance CLTC declarado de 605 km, enquanto a bateria maior (provavelmente a única oferecida que será oferecida em outros mercados) aumenta o alcance para 778 km.
O alcance WLTP será muito menor, provavelmente em torno da marca dos 480 km, possivelmente até menos.
O sistemas ADAS do 7X usam uma combinação de lidar (feixes de laser de alta precisão para medir distâncias), câmeras de alta definição e radares de ondas milimétricas, e as informações coletadas são processadas por um par de módulos Nvidia Orin-X com funcionalidade de IA projetada especificamente para direção semiautônoma. Um chipset Qualcomm Snapdragon 8295, um dos mais potentes e avançados do setor, alimenta o sistema multimídia.
A Zeekr planeja exportar esse modelo globalmente, inclusive para a Europa, a partir de 2025. Na China, o modelo começará a ser entregue neste mês, a marca já está presente na Holanda, Alemanha, França, Noruega, Dinamarca e Suécia.
Atualmente, ela vende o 001 fastback e o X, um crossover que tem aproximadamente o mesmo tamanho de um Volvo EX30, com o qual compartilha suas bases. E por falar em plataformas compartilhadas, o Smart #5 é construído sobre a mesma plataforma SEA que o 7X. Ambos compartilham a mesma bateria de 100 kWh e também chegará à Europa no ano que vem, quando se espera que o aumento das taxas de importação de carros da China seja aplicado na UE.
No Brasil, a Zeekr está se preparando para começar a vender carros a partir deste ano, com o SUV compacto X e a perua shooting-brake 001. O Zeekr 7X está nos planos da marca para o país, chegando em 2025 junto com o sedã 007 - a empresa promete dois lançamentos por ano até 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv