A Xpeng AeroHT lançou oficialmente seu carro voador modular. Ele consiste em um transportador terrestre (uma espécie de Cybertruck com porta-aviões) e uma aeronave. Seu primeiro voo público está programado para novembro deste ano. Quanto ao lançamento no mercado, o carro voador modular da Xpeng começará a pré-venda no final deste ano com um preço abaixo de 2 milhões de yuans (R$ 1,5 milhão). As entregas estão programadas para 2026.
A divisão foi fundada em 2013 com apoio financeiro do CEO da Xpeng, He Xiaopeng, esta startup tem como objetivo desenvolver um carro voador de verdade. No entanto, seus veículos voadores pareciam tudo, menos um carro. Em 2021, anunciou o seu veículo voador de 6ª geração. Eles planejavam torná-lo um carro legal para as ruas com hélices implantáveis no teto.
No entanto, parece que é muito difícil travar as hélices corretamente para evitar danos causados por vibrações quando o carro está dirigindo na estrada. Então, a Xpeng AehoHT começou seu projeto de um carro voador com a Land Aircraft Carrier, algo anunciado pela primeira vez em outubro de 2023. Agora, este carro modular fez sua estreia ao vivo na China.
Como mencionado, o porta-aviões Xpeng Land é separado em dois elementos principais. O primeiro é o porta-aviões. O "Cybertruck da Xpeng'' tem três eixos com 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Ele mantém um estilo minimalista com um formato de corpo em blocos e pilares A suaves que se fundem na linha do teto. O porta-aviões tem maçanetas niveladas e acabamento de plástico na parte inferior do corpo. No entanto, não tem espelhos retrovisores laterais. Portanto, esta variante ainda está longe de ser um veículo pronto para produção.
De acordo com a Xpeng AeroHT, esse porta-aviões é um elétrico de autonomia estendida (ou EREV) baseado numa plataforma de alta voltagem de 800 V. Ele tem um motor de combustão interna sob o capô, que não transfere nenhum torque para as rodas. Em vez disso, ele fornece energia para motores elétricos e uma bateria. A autonomia mista deste porta-aviões chega a 1.000 km (CLTC). Graças ao sistema de 800 V, ele pode carregar a aeronave de 30 a 80% em 18 minutos.
Falando sobre a aeronave, ela parece um drone e pode pousar e atracar automaticamente no porta-aviões. Para caber no ''porta-malas'' do porta-aviões, ele dobra suas hélices. Com carga total, a aeronave pode suportar entre 5 e 6 voos. Ele suporta dois modos de direção manual e automático.
O Land Aircraft Carrier realizará seu primeiro voo público no Zhuhai Air Show em novembro deste ano. Sua pré-venda é esperada para o final deste ano com preço abaixo dos 2 milhões de yuans (R$ 1,5 milhão). No entanto, a produção em massa e as entregas da ''Cybertruck'' modular da Xpeng começarão em 2026 porque a marca nem mesmo tem uma linha de montagem. Sua construção está programada para setembro de 2024, com produção experimental em julho de 2025. A capacidade anual planejada é de mais de 10.000 unidades.
Vale a pena mencionar que carros voadores não têm um conjunto de leis adequado em nenhum país. No entanto, ainda é difícil imaginar que a Xpeng AehoHT encontrará 10.000 clientes prontos para comprar este veículo e satisfazer o volume de produção da futura fábrica da empresa. É um produto de nicho. Então, o futuro do porta-aviões terrestre é nebuloso, mas esperamos que ele nos surpreenda ao se transformar em um projeto bem-sucedido.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Do videocassete à Fórmula E: a TDK descobre o carro elétrico
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico