A BMW revelou planos de lançar seu primeiro veículo movido a hidrogênio em 2028, utilizando a tecnologia de célula de combustível (FCEV). Este avanço faz parte de uma colaboração de longa data com a Toyota, que visa desenvolver novas opções de mobilidade sustentável e com zero emissões. A parceria entre as empresas já dura mais de uma década e agora entra em uma fase crucial, com foco na criação de um sistema de trem de força de célula de combustível para veículos de passeio e comerciais.
A BMW acredita que essa nova tecnologia será um complemento importante à sua linha de veículos elétricos, que atualmente inclui modelos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). A abordagem, chamada de “abertura tecnológica”, oferece aos clientes diferentes opções de mobilidade limpa, contribuindo para a neutralidade de carbono e diversificando as fontes de energia utilizadas nos veículos.
A união entre BMW e Toyota não se limita ao desenvolvimento de sistemas de célula de combustível. As empresas também buscam acelerar a criação de uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio, essencial para a popularização dessa tecnologia. O uso de hidrogênio como fonte de energia não só é promissor para a descarbonização do setor automotivo, mas também se apresenta como uma solução de armazenamento eficiente para fontes renováveis, equilibrando oferta e demanda de energia limpa.
Koji Sato, presidente da Toyota, destacou a importância da parceria: "Estamos satisfeitos em entrar em um novo estágio de colaboração com a BMW, focando na criação de uma sociedade movida a hidrogênio. Esse esforço conjunto permitirá que as empresas avancem na neutralidade de carbono e fortaleçam a economia do hidrogênio."
Com o lançamento previsto para 2028, o primeiro modelo a hidrogênio da BMW será baseado no BMW iX5 Hydrogen, que já passou por testes ao redor do mundo. O novo veículo fará parte do portfólio existente da montadora, sendo uma versão adicional de um modelo já conhecido pelos consumidores. A expectativa é que a produção em série dos veículos movidos a hidrogênio não só amplie a oferta de carros elétricos, mas também ajude a reduzir o custo da tecnologia de célula de combustível, tornando-a mais acessível.
Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG, destacou o marco que esse lançamento representa: "Estamos prestes a inaugurar uma era de grande demanda por veículos movidos a célula de combustível. Este será o primeiro modelo de produção em série com essa tecnologia, oferecido por uma marca premium."
O hidrogênio é visto como uma peça-chave para o futuro da mobilidade sustentável. Além de ser uma fonte de energia limpa, seu uso permite uma integração mais eficiente de energias renováveis ao sistema elétrico, oferecendo uma solução para áreas onde as baterias tradicionais não são suficientes. A tecnologia FCEV também oferece maior autonomia e tempo de reabastecimento reduzido, se comparada aos veículos elétricos a bateria.
Com a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e o desenvolvimento contínuo de tecnologias associadas, a BMW e a Toyota pretendem tornar os veículos movidos a célula de combustível uma alternativa viável entre os consumidores. Resta superar os desafios de implementação dessa alternativa energética.
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