A BMW continua sendo uma das poucas empresas da indústria automotiva que ainda vê potencial em tecnologia de hidrogênio. A montadora bávara continua seu trabalho de desenvolvimento com um trem de força a célula de combustível e parece que um modelo de produção usando essa unidade chegará ao mercado nos próximos anos.

Esta não é apenas uma previsão ou uma suposição, mas uma confirmação que vem do próprio CEO do BMW Group.

Galeria: BMW iX5 a hidrogênio

O assunto foi abordado durante o recente lançamento do Rolls-Royce Spectre – o primeiro veículo de produção movido a bateria a vir de West Sussex –, Oliver Zipse ficou feliz em discutir o futuro da tecnologia de hidrogênio dentro do BMW Group. Zipse confirmou à TopGear que "um carro a hidrogênio viável" será lançado da BMW no final desta década e também acrescentou:

"Acreditamos no hidrogênio por muitas razões. Acreditamos nisso – e estou falando agora do lado da BMW, mas isso acaba sendo para todas as marcas do Grupo – se você quer andar sem emissões e não tem uma estação de carregamento, essa é a única possibilidade que temos. Em algumas áreas para implementar uma infraestrutura de hidrogênio é mais fácil do que uma infraestrutura elétrica, por exemplo, em áreas onde você não tem qualquer conexão com uma rede elétrica. Para o hidrogênio, você só precisa do tanque."

A BMW pode ser considerada uma das empresas pioneiras quando se trata de desenvolvimento de célula de combustível a hidrogênio. Os primeiros experimentos da empresa com células de combustível datam de 1978, mas foi só em 2000 que o primeiro grande esforço apareceu na forma do E38 750hL.

Hoje, a empresa alemã prepara o lançamento de uma versão movida a hidrogênio do BMW X5. Se esse é o veículo viável que Zipse estava falando, ainda não sabemos. No entanto, sabemos que ele deve entrar em produção em série muito em breve, antes de ter uma série reduzida para clientes selecionados.