O mercado de veículos eletrificados no Brasil tem apresentado um crescimento constante, acompanhado por um aumento significativo na infraestrutura de recarga. De acordo com dados da Tupi Mobilidade, associados à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país já conta com 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto de 2024. Desse total, 89% dos carregadores são do tipo AC, de carga lenta (9.506), enquanto 11% são do tipo DC, de carga rápida (1.109).
Desde o início da série histórica da ABVE, em 2012, o Brasil já contabiliza 329.714 veículos leves eletrificados em circulação, abrangendo todas as tecnologias, como BEV, PHEV, HEV, HEV Flex e MHEV. Dentre esses, pelo menos 181.477 são veículos elétricos plug-in, classificados como BEV (veículos elétricos a bateria) e PHEV (híbridos plug-in).
Em agosto de 2024, a participação dos eletrificados no total de veículos leves vendidos no Brasil alcançou 6,6%, mantendo uma média anual de aproximadamente 7%. Esse percentual reflete o interesse crescente dos consumidores por veículos mais eficientes.
Os números recentes também indicam que a eletromobilidade está avançando nas diferentes regiões do Brasil, com destaque para o interior. Enquanto as capitais ainda lideram o mercado de veículos eletrificados, com 70% das vendas em agosto, as cidades do interior já representam 30% das vendas, totalizando 3.400 unidades comercializadas no último mês. Além disso, a região Nordeste registrou um aumento de 2 pontos percentuais em participação no mercado, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste cresceram um ponto percentual cada.
Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o crescimento contínuo do mercado de veículos elétricos demonstra que esses modelos estão ganhando a confiança dos consumidores brasileiros. Além disso, a maior oferta de modelos eletrificados, combinada com o avanço na infraestrutura de recarga, contribui para essa expansão.
De janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro disponibilizou 320 modelos de veículos eletrificados, produzidos por 46 montadoras, como BYD, GWM, Toyota e Volvo. Desse total, 66% dos modelos são veículos plug-in (BEV e PHEV), enquanto os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV) representaram 34%. O estilo preferido dos consumidores brasileiros continua sendo o SUV, com 61% de participação no mercado, seguido pelos hatches pequenos, com 28%.
Fontes: Tupi Mobilidade e ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla