A Panasonic Energy, divisão de energia da Panasonic, anunciou nesta segunda-feira que os preparativos para a produção em série das células 4680 estão concluídos. A produção em grande escala dessas células cilíndricas extragrandes é aguardada com grande expectativa, pois elas prometem aumentar significativamente a autonomia dos veículos elétricos. A concorrente coreana LG Energy Solution também planeja fabricar essas células, e a Tesla já as produz.
Para a produção das células, a Panasonic adaptou sua fábrica em Wakayama (próximo de Osaka, cerca de 600 quilômetros a oeste de Tóquio). A produção em série deve começar após uma avaliação final, segundo o conglomerado japonês.
A Panasonic não divulgou a capacidade de produção anual da nova fábrica. No entanto, a partir de março de 2025, cerca de 400 funcionários estarão trabalhando em Wakayama. A fábrica servirá como modelo ("fábrica-mãe"): os processos testados lá serão implementados em outras fábricas de 4680 em todo o mundo.
Com 46 mm de diâmetro e 80 mm de comprimento, as células possuem um volume maior do que as menores células 2170 e 1865. Isso resulta em uma melhor relação entre os materiais ativos e "inertes" da célula, aumentando a densidade energética e, consequentemente, a autonomia dos veículos elétricos. É por esse motivo que a Tesla prefere esse formato de célula; o CEO Elon Musk elogiou muito essas células no Battery Day, em 2020. O formato é utilizado no Cybertruck e no Semi; anteriormente, também houve uma versão do Model Y com essas células.
Devido à maior densidade energética, as células 4680 exigem cuidados especiais na fabricação. A Panasonic afirma que seu processo de produção em série estabelece novos padrões na indústria. No entanto, a empresa não revela detalhes. Em particular, não está claro se a Panasonic utiliza a técnica de revestimento seco dos eletrodos (DBE) em suas células 4680. Até onde sabemos, as células 4680 da Tesla utilizam o processo DBE apenas no ânodo.
A fábrica de Wakayama utilizará energia solar e eólica terrestre, reduzindo as emissões de CO₂ no processo de produção a praticamente zero. Essa abordagem já foi implementada com sucesso nas fábricas de Moriguchi e Kaizuka, em Osaka. O objetivo é que todas as nove fábricas de células japonesas operem de forma neutra em carbono no futuro. A expansão para os 20 locais da Panasonic em todo o mundo está prevista para 2029.
Kazuo Tadanobu, CEO da Panasonic, disse: "Estou muito feliz em anunciar o início da produção em série da avançada célula 4680. Esse marco é o resultado de anos de experiência na fabricação de baterias de íon de lítio cilíndricas. Tenho certeza de que ela revolucionará significativamente a indústria de baterias e de veículos elétricos."
A produção em série das famosas células 4680 parece estar finalmente ganhando ritmo. Na Tesla, a primeira a promover e produzir essas células, ela não é mais um gargalo na produção do Cybertruck, embora Elon Musk provavelmente queira equipá-los com ainda mais veículos. A Panasonic e a LG podem fornecer capacidades de produção adicionais no futuro, desde que superem os desafios da fabricação. O fato de a Panasonic ter designado sua primeira fábrica como modelo para outras fábricas de 4680 em todo o mundo demonstra o grande potencial que o fabricante de baterias vê nesse novo formato de célula.
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