Quase dois anos após Elon Musk, CEO da Tesla, admitir que a função Smart Summon não funcionava como esperado, a empresa lança agora uma versão aprimorada, chamada Actually Smart Summon (ASS).
O recurso permite que os proprietários do veículo solicitem por aplicativo que o carro se mova até sua localização ou até outro ponto designado. Há também o recurso “Dumb Summon”, que possibilita movimentar o carro para frente ou para trás usando o aplicativo.
Com o ASS, os Teslas podem até sair de vagas de estacionamento, mas, como mencionamos na semana passada, eles ainda não conseguem estacionar sozinhos. Em vez disso, o veículo simplesmente se desloca para a direita, para e aciona os piscas de emergência.
A Tesla alerta que os recursos devem ser utilizados somente em estacionamentos e que os proprietários devem sempre ficar atentos ao ambiente ao redor do carro.
Diferente da versão anterior, que usava sensores ultrassônicos, o novo sistema utiliza o Tesla Vision e oferece uma transmissão ao vivo das câmeras do veículo. Isso permite que o proprietário guie o carro de forma mais segura e eficiente, caso seja necessário.
O “Actually Smart Summon” já está disponível nos EUA nos modelos da fabricante equipados com Hardware 4, que estreou no Model S e no Model Y. A marca não adiantou quando é que o novo recurso vai estar disponível para veículos equipados com Hardware 3. No entanto, é provável que isso possa acontecer nas próximas semanas, a exemplo de atualizações anteriores.
Na teleconferência de resultados do segundo trimestre da montadora, Musk disse que queria "fazer algumas mudanças importantes que eu acho que melhorariam" o veículo, que pode ser chamado de Cybercab. Ele também disse que o atraso permitiria que a Tesla "mostrasse algumas outras coisas". Ele não especificou o que seria isso, mas pode ser a tecnologia Actually Smart Summon.
No início deste mês, a Bloomberg informou que a Tesla estava planejando adiar o evento em cerca de dois meses, fato que Musk reconheceu posteriormente em uma postagem na mídia social. Em abril, Musk havia dito que a Tesla apresentaria seu projeto de um veículo autônomo em 8 de agosto, o que não aconteceu.
Musk diz que a criação de carros autônomos - incluindo um táxi para seu próprio futuro negócio de caronas - é fundamental para o futuro da Tesla como uma empresa de IA extraordinariamente valiosa. Porém, ainda não está claro se a Tesla conseguirá dominar a direção autônoma. Ela oferece um recurso chamado Full Self-Driving, que requer a supervisão do motorista e frequentemente comete erros.
Em seu relatório de lucros divulgado no dia 23 de julho, a Tesla disse que "o momento da implantação do Robotaxi dependeria do avanço tecnológico e da aprovação regulatória".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo capítulo na guerra comercial EUA x China: software dos carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus