Na busca por ambientes mais limpos e também para reduzir custos, boa parte das montadoras estão reduzindo botões físicos. Nós consumidores sabemos que há um lado ruim nisso, pois quase tudo está sendo migrado para as telas e cada vez mais complicados de se usar (principalmente com o carro em movimento).
Por outro lado, os comandos também estão mais sofisticados e elaborados e nem sempre podem ser acionado com um simples botão físico. O resultado disso é que cada vez a solução encontrada é recorrer a controles baseados em voz para ajudar os motoristas a navegar pelas muitas coisas que os veículos modernos podem fazer.
A Volkswagen não está entrando apenas agora no jogo do assistente de voz com Inteligência Artificial. Mas agora, na Europa e, em breve em outros mercados, o assistente de voz desses carros tem o apoio do ChatGPT, um assistente de chatbot de linguagem natural que vem fazendo muito sucesso pelo mundo.
O ChatGPT já está disponível em todos os veículos da família de IDs elétricos na Europa, informaram porta-vozes da VW na semana passada. Ele também está sendo implementado no novo Golf, Tiguan e Passat nos mercados europeus.
Muitos dos veículos atuais da Volkswagen, incluindo o ID.4, têm um assistente de voz com tecnologia de IA chamado IDA. Eu o utilizei no Volkswagen ID.4 Pro S 2024 que testei na semana passada. No geral, o IDA é muito bom. Ele pode responder a perguntas gerais, operar funções do veículo, como controle do ar-condicionado e desembaçadores de janelas, e planejar o carregamento de veículos elétricos ao longo da rota até o seu destino.
Mas eu diria que os sistemas com tecnologia Google que testei em veículos elétricos da Volvo e da General Motors tendem a ter um desempenho melhor quando você faz perguntas complicadas ou solicita a navegação para locais com nomes específicos, como restaurantes.
Volkswagen ID.4 2024
Talvez o ChatGPT mude isso para a Volkswagen. A VW diz que ele não está em ação o tempo todo, mas servirá como um backup sempre que o IDA não puder responder.
"Somente se uma consulta não puder ser respondida pelo sistema da Volkswagen é que ela é encaminhada anonimamente para o ChatGPT; a resposta é então fornecida com a voz familiar da Volkswagen", disseram os funcionários da VW em um comunicado à imprensa.
"Com a introdução do ChatGPT, as possibilidades se expandiram significativamente: por exemplo, a IA pode fornecer informações sobre atrações turísticas, informar sobre torneios de futebol anteriores ou ajudar a resolver problemas de matemática", continuou o comunicado. "Tudo isso funciona de forma intuitiva: o motorista simplesmente conversa com o assistente em linguagem natural, e não há necessidade de tirar os olhos da estrada."
E "olhos na estrada" é uma grande parte do apelo aqui. Como os carros ganharam todas essas funções baseadas em software, às vezes complicadas - aplicativos para carros, reuniões por vídeo, integração de streaming de música e inúmeras novas configurações de direção -, está mais difícil garantir que os motoristas também prestem atenção ao volante.
A Volkswagen recebeu críticas severas por seus carros ID em particular, que trocam quase todos os botões físicos por controles baseados em tela e interruptores hápticos.
2024 Volkswagen ID.4 Pro S
Em vez disso, os fabricantes de automóveis preferem que você aperte um botão para ativar os controles de voz ou ative o sistema com uma frase especial e, em seguida, diga ao carro o que você precisa que ele faça. Em geral, sou um fã desses sistemas, desde que funcionem bem; alguns são certamente melhores que outros.
O ChatGPT está se tornando cada vez mais um desses sistemas de voz para carros novos, embora a VW esteja abrindo novos caminhos ao levar o software para veículos com preços mais acessíveis. "A Volkswagen é uma das primeiras fabricantes de alto volume a levar o ChatGPT para seus veículos por meio da colaboração com o parceiro de tecnologia Cerence", disse a montadora.
Ao mesmo tempo, o ChatGPT da OpenAI - juntamente com a maioria dos outros sistemas de IA de modelo de linguagem grande - está gerando muita controvérsia. Enquanto Wall Street se entusiasma com o "boom da IA" que fez disparar as avaliações de empresas como a fabricante de chips Nvidia, muitos usuários relatam que as solicitações de texto e os resultados de pesquisa com tecnologia de IA estão repletos de erros.
Exterior do Volkswagen ID.5 Euro-spec 2024
Embora a tecnologia esteja, sem dúvida, amadurecendo, ela tem tido dificuldades até agora para diferenciar conteúdo factual e, digamos, artigos satíricos do The Onion ou publicações de mídia social extremamente errôneas. Muitos criadores de conteúdo, criativos e jornalistas também temem que a evolução e a proliferação da IA generativa possam ameaçar seus meios de subsistência - ou até mesmo a própria premissa dos esforços artísticos humanos.
Mas isso é muito para o Volkswagen ID.4, que provavelmente só será perguntado se consegue encontrar um restaurante com opções decentes sem glúten perto de uma estação de recarga. Com sorte, a implementação do ChatGPT pela VW não será apenas robusta e útil, mas também precisa.
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