Não, você não está lendo errado, a Baidu, empresa de tecnologia chinesa, mais conhecida pelos software anti-vírus e inteligência artificial, também está investindo fundo no mercado automotivo. Para isso, a empresa se juntou à Geely para a criação da Jiyue.
A Jiyue, devemos lembrar, anteriormente conhecida como Jidu Auto, tem 65% de propriedade da Geely, e o único outro carro à venda até o momento é o SUV 01. O Jiyue 07 foi revelado em abril no Salão do Automóvel de Pequim e agora tem preços a partir de 215.900 yuans (cerca de R$ 1,3 milhão) na taxa de câmbio atual, mas ainda não sabemos se o modelo irá para outros mercados.
A marca Jiyue é muito consciente em relação ao design e já ganhou prêmios do Red Dot e do iF. O 07, que tem linhas nítidas e um coeficiente de arrasto de apenas 0,198, tem uma extremidade dianteira que, ao contrário de muitos outros carros, é particularmente "fechada", há apenas uma entrada de ar na parte inferior do modelo.
A assinatura luminosa é representada por uma faixa de luzes LED conectando os dois grupos de luzes e, em seguida, outro elemento distintivo são as maçanetas das portas, que são substituídas por botões de abrir e fechar localizados nas colunas B e C.
Jiyue 07
Atrás, há luzes traseiras ISD inteligentes e um aerofólio que se eleva automaticamente quando a velocidade ultrapassa 95 km/h.
O Jiyue 07 tem 4,95 metros de comprimento (mais do que um Tesla Model 3, que mede 4,72 metros), 1,99 metros de largura, 1,48 metros de altura e distância entre eixos de 3,01 metros, o que garante muito espaço a bordo. A cabine do Jiyue 07 transmite uma imagem muito tecnológica, com seu volante tipo manche de avião e tela 6K de 35,6 polegadas.
A tela, que se estende do lado do motorista até o lado do passageiro, pode ser configurada como tela cheia, dupla ou tripla, e há também uma pequena tela na parte traseira do console central que pode ser usada pelos passageiros do banco traseiro.
O Jiyue 07 oferece a versão 2.0 do Apollo Self Driving (ASD), o sistema de direção inteligente de ponta da unidade Apollo da Baidu. Para usá-lo, é necessária uma assinatura mensal de 599 yuans (cerca de R$ 473), mas ela é gratuita nos primeiros três meses. Como alternativa - mas a oferta é limitada - é possível adquirir o acesso permanentemente por 4.999 yuans (cerca de R$ 3.948). Após o período de oferta, o preço de compra será de 29.900 yuans (R$ 23.626).
A Jiyue oferece versões com uma arquitetura de 400 volts com um único motor de 200 kW (272 cv), enquanto as AWDs com uma segunda unidade de 200 kW (272 cv) vão até 800 volts.
As versões mais econômicas usam uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 71,4 kWh, suficiente para uma autonomia no ciclo CLTC de 660 km; aquelas com especificações mais altas têm uma bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 100 kWh, o que dá à versão com motor único um alcance de 880 km, enquanto a autonomia prometida da versão com motor duplo é de 770 km. Até o momento, a Geely não forneceu informações sobre o tempo de carregamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil