A Jeep lançou seu primeiro veículo elétrico no ano passado, quando o pequeno SUV Avenger estreou na Europa. No entanto, os americanos terão que esperar um pouco mais para ter acesso a um EV com a característica grade de sete ranhuras.

Embora o Wagoneer S destinado aos EUA tenha sido apresentado pela primeira vez no início de 2024, as entregas aos clientes ainda não começaram. O lançamento no mercado está previsto para este outono, mas a Jeep agora está sugerindo que a data pode ser adiada.

Por quê? Porque a Jeep quer ter certeza de que o Wagoneer S esteja no ponto para ser o primeiro elétrico da marca por lá. O CEO da Jeep, Antonio Filosa , disse à Automotive News: "Não haverá lançamento se a qualidade não for perfeita". O SUV de emissão zero será montado na fábrica de Toluca, no México, onde "a qualidade está aumentando". O chefe da empresa está perto de alcançar a "qualidade perfeita", mas "perto não é bom o suficiente".

Em outras palavras, a Jeep não quer apressar o lançamento do modelo apenas para poder cumprir sua promessa de ter o Wagoneer S nas concessionárias no outono americano: "O momento é importante, mas mais importante do que isso é ser perfeito para os consumidores que nos darão o privilégio de comprar esse carro."

Ultimamente, a qualidade tem sido uma preocupação real para a Stellantis, empresa controladora da Jeep. Em julho, o chefe do conglomerado automotivo, Carlos Tavares, admitiu que alguns problemas precisam ser resolvidos nas fábricas dos Estados Unidos. Ele destacou Sterling Heights, em Michigan, onde a Ram 1500 é fabricada e onde muitas picapes precisam de reparos logo após saírem da linha de montagem.

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Embora o Wagoneer S seja apenas elétrico no lançamento, isso pode mudar no futuro. Em abril, Filosa não descartou a possibilidade de colocar motores de combustão interna no SUV e no outro veículo elétrico da empresa para os Estados Unidos, o Recon. Ambos são sustentados pela plataforma STLA Large. E, como já sabemos pelo novo Dodge Charger, essa arquitetura também suporta os motores a combustão Hurricane de seis cilindros em linha.

A Jeep provavelmente precisará de um Wagoneer S a gasolina (presumivelmente mais barato) se quiser atingir sua nova meta de vender um milhão de veículos por ano nos Estados Unidos. É um objetivo difícil de alcançar, considerando que, no primeiro semestre de 2024, a Jeep entregou apenas 304.186 veículos nos EUA. Isso representa uma queda de 9% em comparação com o intervalo de janeiro a junho de 2023.

Enquanto isso, o Wagoneer S Launch Edition elétrico custa a partir de US$ 71.995 (cerca de R$ 407.405). Ele promete mais de 480 km de autonomia com uma bateria de 100,5 kWh, que pode ser carregada em até 350 kW. Deve levar 23 minutos para ir de 20% a 80%. A configuração de motor duplo e tração nas quatro rodas tem 600 cavalos de potência, o suficiente para chegar a 100 km/h em 3,4 segundos.

A Jeep considera o Wagoneer S como seu primeiro SUV elétrico global, já que os EUA e o Canadá serão seguidos por outros mercados.