• Um Toyota Prius percorreu o trajeto de Los Angeles a Nova York, alcançando uma eficiência de combustível melhor do que a maioria dos híbridos plug-in.
  • A conquista rendeu ao motorista um Guinness World Record pelo menor consumo de combustível em uma viagem de costa a costa.

O Toyota Prius é um dos poucos ícones híbridos que simplesmente não desistem. Muitos papais norte-americanos provavelmente dirigem um, seus pais também, e há grandes chances de que os filhos da Geração Z ou Geração Alpha, conscientes do clima, também considerem essa opção no futuro. Ao longo dos anos, a Toyota tem nos dado mais motivos para amá-lo.

Em um trajeto que entrou para o Guinness World Records, o especialista em eficiência Wayne Gerdes dirigiu um Prius LE da prefeitura de Los Angeles até a prefeitura de Nova York, conquistando o título de menor consumo de combustível em uma viagem de costa a costa. Ao longo de milhares de quilômetros, o Prius LE teve uma média combinada de 39,6 quilômetros por litro (km/L), informou a Toyota hoje em um comunicado de imprensa.

Toyota Prius (non-prime)

Gerdes dirigiu o híbrido convencional, não o Prius Prime, que conseguiu uma eficiência de combustível melhor do que a maioria dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs). Em um Lexus RX450h+ PHEV que testei há alguns meses, consegui uma média de 30,2 quilômetros por litro (km/L). O Prius Prime, no entanto, é um dos carros mais ecológicos do mundo, oferecendo uma estimativa da EPA de 48,0 quilômetros por litro equivalente (km/L-e). Para efeito de comparação, um Tesla Model Y oferece 49,7 km/L-e em condução rodoviária.

O Prius híbrido também é bastante econômico, entregando 24,2 km/L, de acordo com a EPA. Ele é equipado com um motor de 2 litros e quatro cilindros, com potência de 150 cavalos e 18,5 kgfm de torque. Quando combinado com o motor elétrico, a potência total chega a 190 cavalos. Toda essa força é transmitida para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão eCVT.

2023 Toyota Prius Prime

Gerdes provavelmente dirigiu como um santo, com suavidade no acelerador. Mas se você está buscando melhorar a eficiência de combustível do seu carro, há algumas lições aqui. Segundo a Toyota, Gerdes sugere arrancadas mais lentas ao partir do zero, em vez de pressionar o acelerador até o limite, e aplicar uma pressão constante no pedal quando em movimento.

Medidas simples podem ajudar, como aliviar o acelerador cedo quando você vê paradas à frente e usar o impulso do veículo para desacelerar. Não é necessário acelerar quando há um semáforo vermelho a poucos metros à frente, e você deve soltar o acelerador ao ver a luz de freio do carro à frente.

Isso significa que você freia de forma menos agressiva (resultando em menor desgaste dos freios), desliza mais e melhora sua eficiência. Algumas dessas dicas podem fazer de você um motorista melhor em geral, sem precisar ser tão cauteloso com o acelerador o tempo todo, independentemente do tipo de carro que você dirige: a gasolina, híbrido, PHEV ou totalmente elétrico.