O Toyota Prius é um dos poucos ícones híbridos que simplesmente não desistem. Muitos papais norte-americanos provavelmente dirigem um, seus pais também, e há grandes chances de que os filhos da Geração Z ou Geração Alpha, conscientes do clima, também considerem essa opção no futuro. Ao longo dos anos, a Toyota tem nos dado mais motivos para amá-lo.
Em um trajeto que entrou para o Guinness World Records, o especialista em eficiência Wayne Gerdes dirigiu um Prius LE da prefeitura de Los Angeles até a prefeitura de Nova York, conquistando o título de menor consumo de combustível em uma viagem de costa a costa. Ao longo de milhares de quilômetros, o Prius LE teve uma média combinada de 39,6 quilômetros por litro (km/L), informou a Toyota hoje em um comunicado de imprensa.
Gerdes dirigiu o híbrido convencional, não o Prius Prime, que conseguiu uma eficiência de combustível melhor do que a maioria dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs). Em um Lexus RX450h+ PHEV que testei há alguns meses, consegui uma média de 30,2 quilômetros por litro (km/L). O Prius Prime, no entanto, é um dos carros mais ecológicos do mundo, oferecendo uma estimativa da EPA de 48,0 quilômetros por litro equivalente (km/L-e). Para efeito de comparação, um Tesla Model Y oferece 49,7 km/L-e em condução rodoviária.
O Prius híbrido também é bastante econômico, entregando 24,2 km/L, de acordo com a EPA. Ele é equipado com um motor de 2 litros e quatro cilindros, com potência de 150 cavalos e 18,5 kgfm de torque. Quando combinado com o motor elétrico, a potência total chega a 190 cavalos. Toda essa força é transmitida para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão eCVT.
Gerdes provavelmente dirigiu como um santo, com suavidade no acelerador. Mas se você está buscando melhorar a eficiência de combustível do seu carro, há algumas lições aqui. Segundo a Toyota, Gerdes sugere arrancadas mais lentas ao partir do zero, em vez de pressionar o acelerador até o limite, e aplicar uma pressão constante no pedal quando em movimento.
Medidas simples podem ajudar, como aliviar o acelerador cedo quando você vê paradas à frente e usar o impulso do veículo para desacelerar. Não é necessário acelerar quando há um semáforo vermelho a poucos metros à frente, e você deve soltar o acelerador ao ver a luz de freio do carro à frente.
Isso significa que você freia de forma menos agressiva (resultando em menor desgaste dos freios), desliza mais e melhora sua eficiência. Algumas dessas dicas podem fazer de você um motorista melhor em geral, sem precisar ser tão cauteloso com o acelerador o tempo todo, independentemente do tipo de carro que você dirige: a gasolina, híbrido, PHEV ou totalmente elétrico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028