Este ano acontece o centenário da prova de resistência por excelência, as 24 Horas de Le Mans, e a equipe Toyota Gazoo Racing preparou uma surpresa muito interessante que acaba de ser revelada no paddock do circuito de La Sarthe, o Toyota GR Prius Concept.

Além dos hipercarros que participarão da corrida durante este fim de semana, a Toyota também levou para território francês um protótipo muito especial, o chamado Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition, que é uma edição esportiva e mais 'picante' do seu tradicional carro híbrido.

Galeria: Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition

Pronto para a pista

O protótipo revelado em Le Mans é baseado na quinta geração do Toyota Prius, apresentado em novembro passado, como antecipamos após a publicação de um teaser pela fabricante japonesa há alguns dias.

Este Le Mans Centennial GR Edition 24h leva a aerodinâmica e estética do modelo ao extremo, com um grande divisor dianteiro, duas aletas de fibra de carbono de cada lado ou laterais com arcos de roda grandes e adesivos GR, por exemplo.

A traseira se destaca por um grande spoiler e um difusor também derivado do mundo da competição. Os pneus, aliás, são Michelin Pilot Sport 4S no tamanho 235/50 R18. De acordo com a Toyota, a maioria das modificações, como os faróis de LED adicionais na dianteira, são inspirados no GR010 Hybrid, o hipercarro da equipe Gazoo Racing do WEC.

Toyota Prius 24h Edição GR do Centenário de Le Mans
Toyota Prius 24h Edição GR do Centenário de Le Mans

Será mesmo fabricado?

O comunicado oficial não menciona possíveis modificações ao sistema de propulsão híbrido plug-in do modelo, pelo que assumimos que este Prius mantém o mesmo motor 2.0 litros a gasolina, juntamente com um elétrico e uma bateria de 13,6 kWh, com uma potência combinada de 223 cv e até 75 km de autonomia elétrica.

Embora à primeira vista este conceito possa parecer um modelo único, existem alguns rumores, não confirmados oficialmente, sobre uma variante GRMN de produção em um futuro próximo. Este hipotético Toyota teria um motor mais potente e uma configuração de chassis mais esportiva. Saberemos mais nos próximos meses.

Entretanto, quem quiser ver ao vivo esta edição criada pelo centenário das 24 Horas de Le Mans, pode aproximar-se das bancadas dos fabricantes, fora do circuito de Le Mans, onde o protótipo está exposto junto a um Mazda MX-30 R-EV.