BYD já é a maior fabricante do mundo em força de trabalho na área de P&D
Com mais de 900 mil funcionários ao todo, gigante chinesa continua a investir em novas tecnologias para expandir sua presença global
A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos e híbridos plug-in, acaba de superar todas as outras montadoras do mundo em número de funcionários dedicados à pesquisa e desenvolvimento (P&D). Com mais de 900 mil colaboradores no total, a empresa busca continuar a crescer no mercado global, investindo em tecnologias avançadas para oferecer veículos elétricos com maior autonomia e preços mais acessíveis.
Após superar a Honda e a Nissan em vendas no segundo trimestre de 2024, a BYD se tornou a sétima maior montadora do mundo. A empresa vendeu 980 mil veículos no período, representando um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Impulsionada por uma recente onda de contratações, a BYD pretende manter esse crescimento.
110.000 pessoas em P&D
Segundo Li Yunfei, gerente geral de branding e relações públicas da BYD, a empresa agora conta com mais de 900 mil funcionários. Li compartilhou uma captura de tela em suas redes sociais, mostrando que o número exato de funcionários da BYD havia atingido 900.608.
No final do ano passado, a BYD tinha pouco mais de 700 mil funcionários, o que significa que a empresa adicionou quase 200 mil postos de trabalho em 2024. De acordo com Li, a BYD é um dos maiores empregadores da China e o maior empregador entre as mais de 5.300 empresas listadas na bolsa de valores chinesa. Li também afirmou que a BYD é a maior montadora do mundo em termos de pessoal de P&D, com mais de 110 mil funcionários dedicados a essa área.
A onda de contratações da BYD ocorre enquanto seus concorrentes, principalmente marcas de joint venture, estão cortando postos de trabalho em meio à intensificação da guerra de preços dos veículos elétricos na China. Uma reportagem da Reuters em março afirmou que a Volkswagen e a GM planejavam reduzir o número de empregos em dois dígitos na China por meio de parcerias com a SAIC.
Com novos veículos elétricos de baixo custo e mais eficientes chegando ao mercado, a BYD continua a ver uma demanda crescente. Em agosto, a BYD vendeu mais de 373 mil novos veículos de energia (NEVs), estabelecendo um novo recorde de vendas de NEVs pelo terceiro mês consecutivo.
Para garantir uma posição de liderança na era de carros elétricos definidos por software, a BYD está investindo pesadamente em P&D nas áreas de direção inteligente, conectividade e tecnologia de baterias.
Como a segunda maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, a BYD já possui uma grande vantagem. Com uma equipe de P&D massiva e jovem, a BYD busca continuar superando a concorrência.
À medida que expande suas operações para fora da China, a BYD dependerá da produção local para impulsionar suas vendas no exterior. A BYD planeja abrir fábricas na Turquia, México, Brasil e Paquistão à medida que entra em novos mercados.
Embora a BYD seja mais conhecida por seus carros elétricos acessíveis, como Dolphin e Dolphin Mini, por exemplo, que são líderes de vendas entre os elétricos aqui no Brasil, a gigante automotiva está expandindo para novos segmentos, como picapes, veículos de luxo e SUVs de médio porte. A empresa também está lançando modelos 2025 com LiDAR adicional, enquanto investe fortemente em tecnologia de direção inteligente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China