Avaliação: BYD Yuan Pro tem proposta urbana e mira nos SUVs compactos flex
Desempenho, acabamento e eficiência são destaques para conquistar clientes de VW T-Cross, Hyundai Creta e companhia
O BYD Yuan Pro chegou ao mercado com uma missão difícil: causar impacto entre os SUVs compactos, um dos principais segmentos do país. Com proposta de um SUV elétrico de entrada, é um modelo importante por ter um patamar de preços mais próximo de veículos equivalentes com motorização flex/gasolina.
Lançado no Brasil por R$ 182.800, o BYD Yuan Pro tinha feito sua estreia oficial na China em março, o que mostra a agilidade em trazer novidades ao nosso mercado. SUV elétrico mais acessível da marca, está posicionado logo acima do Dolphin em sua versão de entrada e bem próximo do Dolphin Plus.
Construído na arquitetura e-Platform 3.0, o Yuan Pro tem design com elementos que lembram parcialmente o irmão maior Song L, um modelo mais refinado que chegará ao nosso mercado no ano que vem. E apesar de ser baseado na mesma plataforma elétrica usada pelos modelos da linha Ocean, com design mais ligado a temas marinhos, o Yuan Pro segue a linguagem Dragon Face atualizada, que é um estilo diferente e mais clássico, por assim dizer - na China as linhas se dividem em Ocean e Dynasty.
Externamente, o SUV elétrico se caracteriza pelos para-choques robustos, faróis estreitos de LEDs, colunas escurecidas, maçanetas embutidas, lanternas integradas, spoiler de teto e proteções plásticas nas caixas de rodas. Agradou ao vivo, dando uma impressão bem melhor que nas fotos. É um estilo menos ousado que na linha Ocean, mas tende a atrair um público mais amplo.
Com porte similar ao de SUVs compactos como o VW T-Cross, Hyundai Creta ou Nissan Kicks, o BYD Yuan Pro mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. O SUV está montado em rodas aro 17" com pneus 215/55 R17, uma modificação em relação ao modelo chinês, que tem rodas aro 16".
Por dentro, há elementos que já estamos acostumados a ver em outros veículos da BYD, mas também encontramos novidades. A tela do quadro de instrumentos (8,8") e a tela da central multimídia (12,8"), ficam parcialmente inseridas no painel, diferentemente da solução adotada pelos modelos King e Song Pro, onde elas são flutuantes.
Quando vi as primeiras imagens e vídeos ainda na China, fiquei com a expectativa de um acabamento mais modesto por ser o SUV de entrada. Mas não é esse o caso: o Yuan Pro surpreendeu pela boa qualidade dos materiais utilizados nos painéis de porta, painel principal, console e, sobretudo, os bancos, que agradam pelo design e têm bom apoio lateral. De modo geral, o interior tem design limpo e claro, com poucos botões físicos, transmitindo a sensação de um carro contemporâneo. Não é um luxo, mas está (muito) longe de parecer barato.
A habitabilidade é boa tanto para quem vai à frente, como para os ocupantes do banco traseiro. Atrás, dois adultos e uma criança viajam bem acomodados - há bom espaço para pernas e cabeça. No entanto, a capacidade para bagagens é de apenas 265 litros (1.210 litros com o banco traseiro rebatido), modesto para um SUV compacto, ainda que a proposta seja um uso mais urbano. E parte da culpa é do estepe no tamanho da roda original, que ocupa boa parte do compartimento traseiro.
Na lista de equipamentos, temos chave presencial, bancos revestidos em couro perfurado e com ajustes elétricos, console central com base de carregamento sem fio, seletor de marcha de cristal, sistema multimídia com karaokê, volante multifuncional, espelhamento Android Auto/Apple CarPlay, Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera 360º. Os equipamentos de segurança e assistência incluem seis airbags, freio de estacionamento eletrônico e controle de cruzeiro - os sistemas de assistência (ADAS), como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência, entre outros, não estão disponíveis aqui, nem como opcionais.
Ao volante, logo nos primeiros metros o Yuan Pro já mostra seu perfil. O SUV urbano é progressivo nas acelerações: não te faz colar no banco, mas arranca bem e não faz feio no trânsito, em linha com os 7,9 segundos informados para o 0 a 100 km/h, um bom número para a proposta. O motor síncrono de ímã permanente com 177 cv (130 kW) de potência e 29,5 kgfm de torque fica no eixo dianteiro e dá conta tranquilamente de puxar os 1.550 kg do utilitário compacto.
Como na maioria dos BYD, o acerto de suspensão é voltado para o conforto. Mas aqui no Yuan Pro, o ajuste parece muito bom para a cidade, ainda que ele utilize o esquema tradicional McPherson na dianteira e eixo de torção atrás. Passa bem em buracos e lombadas e não tem rolagem excessiva em curvas, considerando a proposta. Resumindo, é macio mas não chega a ser molenga em excesso. É um acerto melhor do que o visto no Dolphin de entrada, que, somado à maior altura de rodagem, tornam o SUV mais interessante no uso diário, mérito da construção Cell-To-Body, que utiliza bateria estrutural, a exemplo do Seal. A direção elétrica também parece mais leve aqui em comparação com o hatchback compacto, mas ao mesmo tempo tem uma resposta melhor, mais comunicativa e rápida.
Assim como os outros carros elétricos da marca, o Yuan Pro tem dois modos de regeneração (Normal e High), mas no SUV elétrico o modo High aparenta uma renegeração maior se comparado aos modelos Dolphin ou Yuan Plus, só para citar um exemplo. De fato, rodando na cidade ele segura mais, exigindo pouquíssimo uso do freio convencional, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência energética. Ponto positivo.
Como se trata de uma unidade pré-lançamento, a avaliação foi mais curta, mas o suficiente para fazer algumas medições preliminares. No caso do consumo, após pouco mais de 200 km rodados, 90% em trecho urbano, ficamos com uma média de 13,1 kWh/100 km (7,6 km/kWh), suficiente para uma autonomia estimada de 342 km considerando a capacidade da bateria.
E falando da bateria, o Yuan Pro utiliza um pacote Blade (LFP) com 45,1 kWh de capacidade. A autonomia informada pelo Inmetro é de 250 km, mas no uso real estimamos um alcance ao redor dos 350 km, conforme explicado acima. Apenas como exemplo, o Dolphin GS (que pesa 1.405 kg) tem bateria de 44,9 kWh e alcance de 290 km (Inmetro), mas 340 km em condições normais de uso, ou seja, algo muito próximo do SUV, e justificável diante da pouca diferença de peso entre os dois, com a vantagem do projeto mais atual no caso do SUV.
Pelas especificações, o Yuan Pro pode recarregar com potência de 6,6 kW em AC e 60 kW em DC, o que não é muito, considerando a média dos veículos elétricos mais atuais, mas amenizado pelo fato de ser um modelo de entrada e ter uma bateria com capacidade reduzida. Na prática, dá pra recuperar de 20% a 80% do estado de carga em um carregador AC em cerca de 4 horas, ou 28 minutos em um carregador rápido DC com ao menos 60 kW de potência.
No fim das contas, por R$ 182.800 o Yuan Pro estreia como o SUV elétrico mais barato do mercado: traz na bagagem qualidades como construção moderna, acabamento decente e desempenho elogiável, sem contar a eficiência do conjunto elétrico. No entanto, os compradores podem ficar indecisos por conta do Dolphin Plus (R$ 184.800), que tem 204 cv, pacote mais completo de segurança e conforto e bateria maior, de 60 kWh.
Mas olhando apenas para os SUVs, a diferença em performance é pequena para o mais caro Yuan Plus (R$ 235.800). Para o irmão maior só fica devendo mesmo um porta-malas maior e o pacote de equipamentos recheado, que tem teto panorâmico, ar condicionado dual zone e o cada vez mais exigido pacote de assistência ao condutor, que inclui itens como monitor de pontos cegos, de sinais de trânsito, de permanência em faixa, frenagem automática e tráfego traseiro.
Galeria: Avaliação BYD Yuan Pro (BR)
Mas olhando para o outro lado e considerando um uso predominantemente urbano, o SUV elétrico da BYD tem alguns atributos diante dos SUVs compactos com motor flex, que é o caso de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia. Nesse front, o Yuan Pro pode ser uma alternativa para quem quer migrar do modelo a combustão para o elétrico, seja pela mesma faixa de preço ou pelo que oferece em termos de tecnologia e eficiência, ainda que peque pela ausência dos sistemas de assistência ao motorista e seu porta-malas reduzido. Veremos como o mercado reage à novidade.
*Além da garantia padrão de 6 anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico + baixa tensão + chassis) e 8 anos sem limite de quilometragem para a bateria Blade, a BYD anunciou durante o lançamento 5 anos de revisões grátis (5 revisões anuais de 20.000 km) e 1 ano de seguro grátis pelo Porto Seguro.
BYD Yuan Pro
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