Enquanto na maioria dos mercados a Toyota mantém seu compromisso mais focado em carros híbridos do que em elétricos a bateria, na China a situação é totalmente diferente.
A queda na venda de modelos híbridos não plug-in vem obrigando montadoras a revisarem alguns caminhos antes quase inexplorados pelas japonesas, como os elétricos puros, e é aí que este novo SUV coupé com design que lembra alguns elementos do Prius se encaixa.
O bZ3C é um SUV médio de porte semelhante ao Tesla Model 3, com carroceria de 4,78 metros de comprimento e distância entre eixos de 2.880 mm. Enquanto a Toyota ficou responsável pelo design e pelo interior, a plataforma foi desenvolvida em conjunto pela FAW e pela Toyota, e a BYD é responsável pela fabricação do sistema de propulsão e das baterias. Opcionalmente, a marca japonesa oferecerá rodas de 21 ou 18 polegadas, spoiler traseiro e sistema radar de monitoramento.
Na parte de motorização, o SUV coupé terá somente um único motor de 200 kW (272 cv) que, segundo relatado, o impulsionará até uma velocidade máxima de 160 km/h. A bateria, por sua vez, é um pacote LFP fabricado pela FinDreams, subsidiaria da BYD. Uma bateria cuja capacidade não foi detalhada, mas a sua autonomia será entre 500 e 600 km pelo ciclo chinês CLTC.
O modelo se tornará o terceiro carro elétrico da Toyota vendido mundialmente, seguindo a dupla bZ4X e o bZ3, já marca prefere apostar em outras tecnologias, como os híbridos tradicionais, presentes em modelos como Prius, RAV4 Hybrid, Corolla e Camry, além de tecnologias mais experimentais, como o sistema a hidrogênio do Toyota Mirai.
A Toyota está planejando construir uma nova fábrica de baterias para elétricos na "Ilha do Silício" japonesa, em resposta à crescente concorrência de fabricantes chineses de baixo custo. A nova instalação fortalecerá a cadeia de suprimentos de EVs da marca e também fornecerá baterias para sua marca de luxo Lexus.
Embora tenha sido uma das principais fabricantes a resistir à transição global para carros elétricos, a Toyota reconhece a necessidade de competir com marcas chinesas como a BYD. De acordo com a Japan Automobile Importers Association (JAIA), os importados chineses representaram quase 10% de todos os carros enviados para o Japão no primeiro semestre de 2024.
A empresa japonesa planeja investir US$ 32 bilhões (5 trilhões de ienes) em EVs até 2030, com grande parte desse valor destinado a baterias. Até lá, a Toyota espera vender 3,5 milhões de EVs por ano. No ano passado, foram vendidos 104.000 unidades.
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