• A Kia traz três versões diferentes de seus conceitos de van PV5 e o conceito maior PV7 para a IAA 2024 na Alemanha.
  • A montadora quer iniciar as vendas dessas vans elétricas na Europa, começando com a PV5 em meados de 2025.
  • A Kia, que já está se destacando por seus veículos elétricos para consumidores, também quer levar seu sucesso elétrico para o mundo comercial. 

A Kia cresceu e evoluiu consideravelmente na última década, e agora busca conquistar uma fatia do mercado de veículos comerciais leves na Europa. A fabricante levou seus conceitos de vans PV5 e PV7 para a feira IAA Transportation 2024, na Alemanha, para apresentar seu design e recursos como atualizações over-the-air e uma solução de gerenciamento de frotas.

Essas vans elétricas fazem parte da abordagem Platform Beyond Vehicle (PBV) da Kia, que abrange tanto veículos quanto software de gerenciamento de frotas desenvolvido em parceria com a especialista em telemática Geotab, com sede em Ontário. Vimos esses conceitos pela primeira vez no início deste ano, durante o CES.

Os conceitos Kia PBV no IAA em Hanover
Kia

Quatro conceitos foram apresentados no evento realizado em Hanover: o Concept PV5, PV5 People Mover, PV5 High Roof e o Concept PV7. Todos são prévias das vans elétricas que a Kia planeja lançar em meados de 2025. A Kia também já havia mostrado o conceito de uma van menor, a PV1, mas essa não foi levada à Alemanha.

“Como os PBVs da Kia serão os veículos comerciais leves mais tecnologicamente avançados disponíveis, queremos melhorar todos os aspectos da experiência do cliente por meio de conectividade avançada”, disse Marc Hedrich, presidente da Kia na Europa. “Isso inclui ter soluções flexíveis de dados que permitam uma fácil integração em frotas de várias marcas, sem a necessidade de hardware adicional.”

Os conceitos Kia PBV no IAA em Hanover
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A primeira dessas vans elétricas a ser lançada será a PV5, que já foi vista sendo testada na Europa, com camuflagem ocultando boa parte de seu design. A PV5 tem dimensões similares às de uma Ford E-Transit Custom (e seu veículo irmão da Volkswagen) ou a Volkswagen ID.Buzz Cargo. Atualmente, não temos muitos detalhes técnicos, além do fato de que estará disponível com opções de motorização simples ou dupla.

A Kia mencionou que todas essas vans elétricas terão carregamento bidirecional e carregamento rápido DC de até 150 kW, o que permite carregar de 10 a 80% em 30 minutos, sugerindo uma capacidade de bateria entre 80 e 100 quilowatts-hora. Elas também oferecerão capacidade de carregamento AC rápida graças aos seus carregadores a bordo de 22 kW.

Os conceitos Kia PBV no IAA em Hanover
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Essas vans também contarão com a mesma garantia de sete anos ou 150.000 km que a Kia oferece para todos os seus veículos. 

Elas serão construídas em uma arquitetura EV dedicada, especialmente desenvolvida para veículos comerciais, que, com base na velocidade de carregamento anunciada, funcionará com 400 volts, e não com 800 volts como os carros de passeio elétricos da plataforma E-GMP.

Galeria: Kia na IAA Hannover

A Kia afirma que essas vans oferecerão o maior espaço de carga em relação ao seu tamanho (embora ainda não se saiba se superarão a próxima van elétrica de 800 volts da Renault), além de várias variantes para cada estilo de carroceria, como uma van refrigerada que está sendo desenvolvida com especialistas do grupo Petit Forestier, ou uma versão especialmente projetada para entrega de encomendas.

Sobre a plataforma dedicada, Marc Hedrich explicou: “Embora essa abordagem não seja inédita para carros de passeio elétricos, certamente é a primeira vez que a vemos para veículos comerciais leves. Este é um momento de referência, e nossos PBVs estão prontos para oferecer melhor acessibilidade, maiores volumes e menores custos operacionais, transformando completamente a logística e a mobilidade.”