page ad skin

ZF: recirculador de hidrogênio para otimizar as células de combustível

O dispositivo, que fez sua estreia mundial na IAA Transportation em Hanover, é dedicado a veículos comerciais e industriais

ZF all'IAA di Hannover 2024 -Traxon2Hybrid
Foto de: ZF

Na IAA de Hannover 2024, a ZF ampliou seu portfólio de e-mobilidade full-flex com o Recirculador de Hidrogênio, um dispositivo criado para melhorar a eficiência energética e a longevidade das células de combustível em veículos comerciais.

O Recirculador de Hidrogênio funciona em conjunto com o Compressor de Ar para Células de Combustível da ZF, otimizando o funcionamento eficiente dos sistemas de células de combustível.

Finalidade

Projetado para otimizar os níveis de hidrogênio em veículos movidos a células de combustível, o Recirculador de Hidrogênio da ZF recircula o hidrogênio não utilizado para melhorar o consumo e o desempenho. O sistema consome o mínimo de energia do sistema de células de combustível, reduzindo, consequentemente, o uso do hidrogênio. O Recirculador de Hidrogênio opera em conjunto com o Compressor de Ar para Células de Combustível da ZF, já anunciado em abril de 2023.

ZF all'IAA di Hannover 2024 - Compressore d'Aria per Celle a Combustibile
Foto de: ZF

ZF all'IAA di Hannover 2024 - Compressore d'Aria per Celle a Combustibile

O compressor fornece ar ao conjunto de células, facilitando a reação química entre hidrogênio e oxigênio, utilizando tecnologias turbo para maior eficiência. Juntos, esses produtos fazem parte do portfólio Balance of Plant (BoP) da ZF, apoiando o aumento da eficiência dos sistemas de células de combustível em veículos comerciais. O Recirculador de Hidrogênio é projetado para durar toda a vida útil do veículo comercial, contribuindo para a redução do Custo Total de Propriedade (TCO).

Como funciona no veículo

O Recirculador de Hidrogênio, baseado no conceito de turbomáquina, é compacto e leve. Seu motor elétrico de altíssima velocidade pode atingir até 100.000 rotações por minuto, utilizando uma tecnologia de rolamento de ar que elimina a necessidade de lubrificação e previne a contaminação do conjunto de células de combustível. Isso oferece uma eficiência ideal e, além disso, o sistema inclui um inversor integrado que suporta sistemas de alta tensão de 800 V.

ZF all'IAA di Hannover 2024 -eMobility platform

ZF all'IAA di Hannover 2024 - eMobility platform

O recirculamento de hidrogênio é fundamental para a longevidade e eficiência do conjunto de células de combustível. Esta solução da ZF gerencia de forma eficaz a água e os gases inertes no caminho do ânodo. Graças ao uso de tecnologia patenteada, o separador de água será integrado diretamente no dispositivo, eliminando a necessidade de resfriamento ativo. Isso oferece grandes vantagens em termos de espaço e reduz a complexidade na montagem do sistema.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários